Mais
×

O costume japonês para dar presentes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Dar presentes é uma parte muito importante da cultura japonesa. E não é só o presente em si que é significativo, mas a embalagem e apresentação também são ditados pelo costume. De acordo com o site internacional de etiqueta para dar presentes, World Global Gifts (1worldglobalgifts.com), um presente deve ser oferecido e recebido por ambas as mãos e a pessoa presenteanda deve anunciar que é "tsumaranai mon", que significa "uma coisa chata". Esse comentário depreciativo mostra que a amizade é mais importante do que o presente.

Dar presentes é uma parte muito importante da cultura japonesa (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Quando dar

No Japão é tão apropriado dar um pequeno presente embrulhado ao visitar um vizinho como é dar algo elaborado em uma grande ocasião. É uma prática popular trocar presentes para o-seibo (final de ano) e o-chugen (meados do ano) e presentes pessoais são bem-vindos em aniversários, dia dos namorados, Natal, ano novo — ou qualquer outro momento. Dê o presente perto do fim da sua visita e não espere ser aberto enquanto você ainda estiver lá.

O que dar

Flores, comida, bebidas de boa qualidade e outros materiais de consumo são escolhas populares de presente. Escolha alimentos como melões ou bifes, que são luxos no Japão. As crianças apreciarão os mais recentes jogos eletrônicos. Para os visitantes estrangeiros, os presentes que representam seu país natal — como um broche de cairngorm da Escócia ou salmão defumado do Noroeste Pacífico EUA — são uma boa escolha. Presentes em pares são considerados sorte, enquanto quatro ou qualquer número ímpar é considerado azar.

Embalagem

No Japão, um presente não é um presente a menos que ele seja embalado. Use papel pastel, não branco ou preto, que é para funerais. Decore-o ricamente com fitas e laços, mas esteja ciente do simbolismo das cores; fita de ouro e prata é para casamentos, vermelho para o dia dos namorados e o verde é para o Natal. Use o melhor papel e fita que puder encontrar, ou aprenda a fazer algumas técnicas simples de furoshiki, uma arte japonesa de embrulhar presentes com um pano habilmente atado.

Não faça

Quando lhe derem um presente, recuse educadamente uma ou duas vezes antes de aceitá-lo; do mesmo modo, não desanime se um presente que você está dando não for aceito no início. Dê presentes em particular, a menos que você tenha algo para todos em um grupo. Não dê camélias, flor de lótus ou lírios, já que estas estão associadas a funerais e morte. Se você receber um presente e pedirem para abri-lo em seguida, elogie o embrulho, abra-o com cuidado, elogie o presente e então reembrulhe exatamente como recebeu.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article