Vida

O que são costumes e traços culturais?

Escrito por shannon ankeny | Traduzido por angela spada
O que são costumes e traços culturais?

As culturas ajudam a definir as identidades das pessoas e, muitas vezes, influenciam os estilos de vida e as escolhas

Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images

A cultura é definida pelo Dicionário Merriam-Webster como atitudes, valores e práticas sociais compartilhados por um grupo de pessoas semelhantes. Os traços que a definem são chamados de costumes, sendo adquiridos de várias maneiras. Costumes e traços culturais são a mesma coisa. Os costumes são hábitos estabelecidos há muito tempo, e não fazem parte da legislação escrita. Alguns exemplos de culturas e costumes são as religiões e suas crenças e práticas os países e suas histórias, assim como as regiões e seus dialetos.

Outras pessoas estão lendo

Costumes aprendidos e transmitidos

Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images

Os costumes aprendidos são aqueles valores e hábitos que adquirimos por observação e interação. Pela observação e imersão em uma cultura, começamos a imitar certas práticas e hábitos, assim como a assumir certas crenças dessa cultura. Os transmitidos são os veiculados entre as gerações e praticados de maneira perpétua. Seguem de mãos dadas com os aprendidos, pois são adquiridos por meio de narrativas, participação em rituais diários repetitivos e instruções. Os costumes aprendidos e transmitidos não são inatos. São exemplos: a língua, a educação dos filhos e as práticas domésticas, como culinária e arrumação pessoal.

Costumes integrados

Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images

Os costumes integrados são os que acabam por incluir mais e diferentes tipos de pessoas que não pertenciam ao mesmo grupo cultural. Esse tipo de costume começa como uma série mais generalizada de crenças que se ramificam, e o resultado é abranger um número maior de pessoas capazes de se identificar com elas. Um bom exemplo é o Movimento dos Direitos Civis, que teve início como um protesto pelos direitos ao voto em geral, mas acabou por atrair minorias que podiam não ter muito em comum anteriormente, como homens e mulheres afro-americanos de diferentes etnias.

Os costumes são dinâmicos

Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images

Os costumes modificam-se e se adaptam em reação a um mundo em constante mutação. Isso acontece por três métodos: inovação, difusão e aculturação. O primeiro modifica a cultura por meio da tecnologia; as opções de mídia disponíveis hoje são amplamente diferentes das disponibilizadas a gerações passadas e, portanto, afetaram os costumes relacionados aos meios de comunicação. Difusão é a disseminação das culturas e seus costumes para outras culturas. Esses dois métodos resultam em aculturação, que é a aceitação e implementação de novos costumes em nossas vidas.

Subculturas

As culturas e os costumes também são diferentes entre as gerações, gêneros, raças e estilos de vida; essas diferenças podem existir dentro da mesma família. São chamadas de subculturas. São semelhantes a uma cultura vigente, mas têm seus próprios costumes, os quais ainda diferem o suficiente para afastá-los da cultura convencional. Elas podem ser diferentes de sua cultura-mãe étnica, em termos regionais, econômicos e sociais. Um exemplo disso seriam as diferentes classes econômicas no Brasil; embora todos esses indivíduos se identifiquem como "brasileiros", os que se encontram em um grupo econômico de poder aquisitivo mais baixo têm costumes diferentes daqueles no grupo de poder aquisitivo mais alto nas áreas de opções educacionais, matrimônio, culinária, níveis criminais e outros.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media