Comportamento

Costumes tradicionais na Espanha

Escrito por jenna marie | Traduzido por marianne pereira
Costumes tradicionais na Espanha

A mantilha de renda -- um componente chave da roupa das mulheres espanholas durante séculos

spanish dancer image by timur1970 from Fotolia.com

A região da Andaluzia, na Espanha é o berço do traje tradicional mais reconhecido do país. Como a cultura espanhola está espalhada por todo o mundo, particularmente na América do Norte e do Sul, seus símbolos culturais, como o flamenco e as touradas, foram identificados com certas roupas espanholas. Vestidos com babados e casacos bordados arrojados tornaram-se símbolos do país. Enquanto os espanhóis usavam roupas próprias para o trabalho, em festivais, feriados religiosos e outras celebrações, escolhiam suas melhores roupas.

Outras pessoas estão lendo

Mulheres espanholas

A roupa das mulheres das províncias do sul da Espanha era brilhante, ousada e muito feminina. Vestidos coloridos vibrantes (trajes de faraleas, em espanhol) com camadas de babados são características dos vestidos e saias nesta região. Estampas florais e de bolinhas eram modelos preferidos das mulheres espanholas. Os corpetes eram apertados e as mangas geralmente constituídas de babados. Os bailarinos de flamenco usavam uma versão estilizada destes vestidos, como no século 16. A maioria das mulheres também usavam um xale delicado (mantoncillo, em espanhol) ou um xale mais substancial (mantón, em espanhol), ambos bordados com linhas coloridas. Para completar o traje, as mulheres espanholas usavam grandes pentes decorativos, muitas vezes com renda drapeada para parecer um véu (mantilha). Mesmo hoje em dia, as mulheres modernas espanholas podem vestir uma mantilha para atender a um serviço religioso.

Homens espanhóis

A vestimenta tradicional dos homens espanhóis reflete o estilo dos bandoleiros (bandidos) e vaqueiros (cowboys). As calças de cintura alta complementam uma jaqueta curta (traje corto, em espanhol), às vezes bordada. Essas peças foram ligadas entre si por um amplo lenço colorido na cintura. Os homens, em geral, vestem uma camisa de babados branca por baixo da jaqueta. Os bandoleiros usavam um lenço vermelho ao redor da cabeça, enquanto vaqueiros usavam chapéus largos (sombrero de alanche, em espanhol). O visual foi embelezado por toureiros no século 17, para incluir bordados pesados ​​e enfeites ricos na jaqueta e na calça. Os toureiros normalmente usavam vermelho e dourado, para simbolizar sangue e areia. Hoje, muitas pessoas identificam a elegante jaqueta curta, da vestimenta tradicional espanhola, como um "bolero". Os calçados dos homens eram botas de couro e os artigos espanhóis deste material foram considerados uns dos melhores da Europa, nos séculos 18 e 19.

Crianças espanholas

As crianças usavam as roupas que eram a versão em miniatura de seus pais. Os vestidos de menina também eram coloridos e, nas ocasiões formais, cerimônias religiosas, as pequenas mantilhas eram escolhidas. Os meninos em Andaluzia usavam as jaquetas curtas, mas eram geralmente de cor preta ou marrom, e contavam com menos bordado. Os calçados teriam sido chinelos ou sapatos de couro para meninas e botas para os meninos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media