Mais
×

Como fazer um nó de costura

Se você for costurar uma colcha de retalhos, seja à mão ou com uma máquina, provavelmente precisará fazer algum ajuste à mão, para terminar a colcha. Uma habilidade que um costureiro aprende cedo é a arte de passar a linha pela agulha e dar um nó de costura. O nó deve ser grande o suficiente para segurar a linha, mas não tão grande que fique evidente. Faça um nó de costura no final da linha e encaixe-a discretamente entre as camadas da colcha, para começar e finalizar as costuras.

Instruções

Dê um nó na linha, antes de costurar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Corte um pedaço de linha de algodão de 40 cm e passe pela agulha. Puxe a linha através da cabeça da agulha, para que cerca de 25 cm da linha fiquem em um lado e os 15 cm restantes fiquem do outro lado da agulha.

  2. Enrole o fio ao redor da agulha três vezes, bem apertado, no ponto da linha onde você quer que o nó fique -- cerca de 5 cm do antes do fim do fio. Segure a linha enrolada com o polegar e o indicador, para apertá-la.

  3. Puxe a agulha, continuando a apertar o fio enrolado. Continue apertando e puxando até formar um pequeno nó no final da linha. Por fim, puxe com força, para ajustar o fio.

Dicas

  • Faça a costura, inserindo a agulha, sucessivamente, pela parte de baixo e de cima do tecido. Puxe a agulha até que o nó fique escondido e seguro na parte de trás da colcha.

O que você precisa

  • Linha de algodão
  • Tesoura
  • Agulha de costura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article