Mais
×

Como fazer uma costura francesa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A costura francesa ou embutida, comumente utilizada nos tecidos diáfanos de peças como lingerie, blusas leves e roupas para bebê, é uma costura que não precisa de acabamento. Ela parece uma costura comum vista de fora, mas o avesso se assemelha a uma dobra elegante. Fazer uma costura francesa demora um pouco mais, mas o resultado vale a pena.

Instruções

  1. Escolha uma agulha de tamanho apropriado para o tecido que você irá costurar. Ao costurar peças delicadas, a agulha escolhida faz toda diferença.

  2. Alfinete juntos os avessos do tecido e faça pontos de, em média, 1 cm. Algumas estampas podem variar e oferecer suas próprias sugestões para a margem da costura, mas o procedimento é sempre o mesmo.

  3. Apare a costura cuidadosamente, deixando uma margem de costura de mais ou menos 3 mm. Essa etapa é importante para que as extremidades do tecido não apareçam no lado direito da peça quando a costura estiver terminada.

  4. Com a ponta do ferro de passar, pressione a costura aberta. Cuidado para não queimar os dedos. Em seguida, junte os lados direitos e pressione novamente.

  5. Alfinete juntos os lados direitos e faça uma margem de 6 mm. Você está formando uma borda encaixada no lado de dentro da costura, unindo as extremidades conforme costura.

  6. Volte para a tábua de passar e pressione um lado da costura.

Dicas

  • Use a costura francesa em linha reta. É mais difícil obter uma costura limpa em áreas curvas.

Aviso

  • Ao pressionar a costura aberta, use a configuração apropriada para o tecido que você está usando. Você pode danificar o tecido delicado caso o ferro esteja muito quente.
  • Certifique-se de que sua costura esteja correta antes de apará-la. Uma vez cortada a margem de costura, é difícil corrigir um erro.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article