on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma costura franzida

Atualizado em 19 julho, 2017

É fácil criar uma costura com babados na máquina de costura ou à mão, caso não tenha máquina. Se souber como fazer uma costura franzida, poderá adicioná-la a vestidos, saias, mangas ou cortinas. Também poderá costurá-la em camadas em vestidos e saias. Existem várias maneiras de criar um babado, mas as duas mais simples utilizam costuras paralelas e dobras.

Instruções

Babados são fáceis de se fazer na máquina de costura e à mão (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Babados com costuras paralelas

  1. Corte o tecido que você quer franzir no comprimento correto e faça a bainha de um dos lados (o lado que não será franzido). Ele deve ter pelo menos o dobro do tecido esticado ao qual vai ser costurado. Se os babados forem grandes, utilize o triplo de tecido.

    Loading...
  2. Faça uma costura ao longo do lado que será franzido, a aproximadamente 1,3 cm da borda. Deixe um pedaço de 10 cm de linha no começo e no final, antes de cortá-la.

  3. Faça uma costura paralela à primeira e que vá na direção contrária. Deixe 10 cm de linha nas laterais também.

  4. Cuidadosamente puxe as linhas das laterais da costura inferior. O tecido irá se juntar nas costuras, formando o franzido.

  5. Ajuste o franzido até que esteja uniforme e no volume que você quer.

  6. Dê um nó e corte os fios de ambos os lados do franzido.

    Fazendo pregas à mão

  1. Meça o tecido que você quer franzir com pelo menos o dobro do comprimento do tecido esticado ao qual vai ser costurado. Se for juntar o franzido a um pedaço de 50 cm, meça e corte entre 1 e 1,3 m de tecido para o franzido.

  2. Corte o tecido a ser franzido e faça a bainha na parte inferior.

  3. Divida a costura a qual você vai juntar o tecido franzido em pelo menos quatro partes iguais e marque-as com alfinetes. Se estiver juntando o franzido a um tecido de 50 cm, alfinete a cada 12,5 cm. Para pedaços maiores, você pode dividir o tecido em mais partes.

  4. Divida o tecido a ser franzido também em quatro partes iguais ou em quantas partes tiver dividido o tecido esticado. Se tiver 1 m de tecido para franzir, marque com um alfinete a cada 25 cm.

  5. Alinhe os alfinetes e alfinete as duas partes de tecido juntas.

  6. Alinhe os dois pedaços de tecido na máquina de costura, com os lados certos juntos.

  7. Dobre o tecido a ser franzido em uma pequena prega de aproximadamente 6 mm e costure a prega. Pare de costurar, faça outra prega e costure-a no lugar. Continue a preguear na costura até que você tenha terminado essa seção.

  8. Tire os alfinetes quando chegar ao final de cada seção. Costure adicionando pregas ao longo da costura, até chegar ao final. Certifique-se de que as pregas estejam iguais e que as seções que você marcou com os alfinetes estejam alinhadas ao longo da costura.

Loading...

O que você precisa

  • Tecido
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Alfinetes

Referências

Loading ...
Loading ...