Mais
×

Costurando uma roupa dupla face

Atualizado em 22 julho, 2017

Roupas dupla face são aquelas nas quais qualquer lado pode ser usado como o "lado direito". Costurar essas roupas com sucesso pode ser um desafio. Para obter resultados com aparência profissional, todas as costuras precisam estar cerradas, porém ainda achatadas e com o caimento correto. Porém, com a premeditação e o planejamento adequados, é possível completar uma roupa lindamente. Embora não haja necessidade de usar moldes especiais para criar essas roupas, é preciso revisar todos os passos no processo de costura com o objetivo de reduzir o volume sempre que possível.

Um costureiro experiente pode construir uma roupa dupla face com sucesso (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O sucesso começa no processo de planejamento

Escolha um molde simples. As costuras e as curvas têm o potencial de aumentar o volume e prejudicar o caimento dos tecidos, então escolher um molde com formatos simples e clássicos funciona melhor. Além disso, pense na escolha do tecido. Como todas as costuras precisam ficar cerradas, escolha um tecido com fibras bem unidas e que não seja transparente demais, ou pode correr o risco de expor as suas costuras. Por outro lado, não escolha um tecido que seja grosso ou rígido demais, ou terá problemas para deixá-lo achatado quando as bordas das costuras estiverem completamente cobertas.

Procure por formas de reduzir o volume antes de começar a costurar

O planejamento continua mesmo depois de ter escolhido o tecido e o molde. Ajuste o seu molde no início para ter o mínimo de alterações possível durante o projeto. Outra área com o potencial para reduzir o volume é o uso de outras camadas de tecido. Em vez de costurar, sempre que possível, utilize entretela fundível para prender as camadas de tecido às peças principais do molde. Além disso, considere aparar o excesso de tecido nos pontos em que você os teria costurado à peça principal.

Combine o acabamento da costura aos tecidos

Determine o tipo de costura cerrada que usará. Na maioria das vezes, as costuras de fechamento lateral, como as usadas em jeans, funcionam bem. Assim como em todas as costuras cerradas, primeiro você faz a costura, pressiona-a e apara o tecido para reduzir o volume. Em seguida, costura uma segunda linha de pontos para que todas as bordas brutas fiquem cobertas. Depois de escolher um acabamento, costure em restos de tecido para fazer um pré-teste, pois a trama e o peso do tecido afetarão a durabilidade da costura. Talvez você perceba que precisa de uma combinação de acabamentos de costura -- os mais robustos debaixo de pontos de tensão e outros que fiquem achatados no topo.

Comece a montar a sua roupa e vá com calma

Comece a costurar a sua roupa no centro do topo do molde e prossiga para fora em direção às bordas, dando o acabamento a cada costura pelo caminho. Pressione cada costura com cuidado para que fique achatada. Já que, em uma costura cerrada, você faz cada linha de costura duas vezes, espere que o processo de construção da roupa demore mais do que um projeto de costura tradicional. Porém, você essencialmente acabará com duas roupas pelo preço de uma.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article