Como costurar acabamentos com fitas

Escrito por f.r.r. mallory | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como costurar acabamentos com fitas
Os acabamentos costumam ser costurados à mão para dar uma aparência melhor (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Costurar acabamentos e fitas em projetos ou roupas sempre apresenta desafios interessantes. Alguns acabamentos possuem ornamentos de contas complexos sobre a renda, os quais tendem a cair pelas extremidades e a quebrar as agulhas durante a costura. As fitas muitas vezes se dobram e esfiapam. De vez em quando, os dois precisam ser costurados juntos, o que multiplica os problemas. Sempre utilize alfinetes para prender os acabamentos de maneira perpendicular, de modo que a agulha passe sobre o alfinete mais facilmente e ele seja removido com tranquilidade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Máquina de costura
  • Fita adesiva transparente
  • Tesoura
  • Tesoura para bordado
  • Agulha e linha

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Alinhave a fita na peça a ser trabalhada utilizando a máquina de costura. O alinhave é mais espaçado que um ponto comum e é usado para manter dois itens juntos na mesma posição. Alinhavando primeiro a fita, você a estabiliza no lugar antes de acrescentar o acabamento. Costura um retalho da mesma fita em um retalho de tecido parecido ao do projeto e guarde esse modelo.

  2. 2

    Meça a área onde você quer costurar o acabamento sobre a fita. O acabamento deve estar com fita adesiva transparente sobre as extremidades já cortadas de fábrica. Isso serve para evitar a maior perda possível de acabamento, devido à possibilidade de ele esfiapar enquanto é manuseado. Acrescente 5 a 7 cm a mais à essa medida e coloque fita adesiva perpendicularmente ao acabamento no local de corte. Corte o acabamento no meio da fita adesiva. Meça, cole a fita adesiva e corte um modelo do mesmo acabamento com 5 a 7 cm de comprimento. Guarde esse modelo.

  3. 3

    Deixe que a extremidade com a fita adesiva do projeto de acabamento ultrapasse em 2,5 cm o ponto inicial do acabamento. Prenda com alfinetes o acabamento à fita alinhavada, de modo que eles fiquem perpendiculares ao acabamento e com a cabeça virada para o lado do calcador da máquina de costura, pois assim fica mais fácil removê-los durante a costura. Prenda com alfinetes o modelo de acabamento ao modelo de fita alinhavada.

  4. 4

    Coloque o modelo com a fita, o tecido e o acabamento debaixo do calçador da máquina de costura e coloque-o em posição. Ajuste a extensão dos pontos da maneira que achar melhor para o tipo de acabamento. Se o tecido for elástico, a linha, a fita e o acabamento deverão ter alguma elasticidade. Se o acabamento e as fitas não forem elásticos, pode ser necessário costurá-los de modo que tenham mais linha, para que as peças possam se mexer ligeiramente durante a movimentação do tecido. Costure alguns pontos no modelo. Caso haja algum problema, ele deve ficar logo evidente, como a agulha encostando nas contas ou furando lantejoulas, fazendo com que o acabamento saia do lugar ou que a máquina não costure direito.

  5. 5

    Ajuste a máquina para fazer zigue-zague. A linha deve combinar com a cor do acabamento, a fim de esconder os pontos o melhor possível. Costure através das contas e lantejoulas, gradualmente abrindo a extensão dos pontos até que eles tenham folga o suficiente para acomodar as características do acabamento. Costurando sobre a parte mais grossa do acabamento, você imita como as contas são costuradas à mão com duas agulhas em roupas finas. Verifique o modelo cuidadosamente para certificar-se de que o acabamento, a fita e o tecido estejam bem costurados, com boa aparência e tenham a movimentação elástica necessária.

  6. 6

    Costure o acabamento na fita. Remova a peça do projeto da máquina de costura. Pinte com anti-esgarçante o lado de dentro do acabamento nas áreas onde ele corre o risco de esfiapar. Você deve ter duas pontas que precisam ser finalizadas. Deixe as áreas pintadas secarem durante 15 a 20 minutos. Utilize uma agulha para bordado a fim de costurar à mão sobre o detalhe final ao longo da borda do acabamento. Se você estivesse bordando à mão, você teria uma agulha e uma linha com contas soltas, e uma segunda agulha costurando perpendicularmente à linha. A segunda agulha costura sobre a linha entre cada uma das contas para segurá-las no lugar. Você precisa imitar isso nos últimos 1,2 cm a 0,6 cm dos acabamentos frágeis.

  7. 7

    Corte o acabamento utilizando uma tesoura para bordado ou uma tesoura com ponta bem fina. Corte o exterior da costura à mão seguindo o molde do acabamento. O anti-esgarçante deve ajudar a fundação do acabamento a segurar as contas no lugar assim como os pontos feitos à mão. Repita o processo a cada vez que alcançar um ponto final com o acabamento.

Dicas & Advertências

  • Muitas vezes é necessário costurar o acabamento na posição certa à mão. Sempre tente combinar a linha com o tecido e os detalhes do acabamento. Algumas pessoas conseguem utilizar linhas transparentes para costurar alguns acabamentos, mas essas linhas costumam ser difíceis na hora de dar nós e podem requerer a adição de cola para segurar as linhas no projeto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível