×
Loading ...

Como costurar uma almofada para decoração com borda

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fazer você mesma uma almofada decorada lhe proporciona a oportunidade de adicionar itens personalizados à sua decoração. Colocar uma sianinha na borda da almofada tornará o projeto um pouco mais difícil, mas ainda é algo que qualquer pessoa com noções básicas de costura consegue fazer. Tecidos como veludo, brocado, camurça, seda e cetim vão bem com essas almofadas decorativas com borda.

Instruções

Faça almofadas decoradas com sianinhas e enfeite a sua casa com o seu estilo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Acrescente 3 cm ao comprimento e à largura do tamanho da almofada desejada para dar espaço à costura. Corte dois pedaços de tecido nesse tamanho.

    Loading...
  2. Estenda o painel frontal da almofada com o lado certo voltado para cima. Meça em volta da sua circunferência. Adicione 8 cm à medida e corte a sianinha nesse comprimento.

  3. Estenda a sianinha de forma que a sua borda sem decorações fique alinhada com a beirada do tecido e a parte com as decorações fique sobre o tecido. Comece pelo centro de uma borda e coloque alfinetes enquanto contorna todo o tecido. Prenda a sianinha usando os alfinetes com a ajuda dos seus dedos e achate os cantos antes de passar para a próxima lateral do painel. Deixe 3 cm de sobra de sianinha onde as duas extremidades se encontram.

  4. Costure em volta do painel usando o ponto reto na máquina, fazendo uma costura com 1 cm de largura. Remova os alfinetes da sianinha.

  5. Coloque os dois painéis, um em cima do outro, com os lados direito juntos. Prenda com alfinetes para segurar o tecido e evitar que ele escorregue. Gire a almofada de modo que o painel frontal esteja de frente para a máquina de costura. Siga os pontos feitos anteriormente para costurar ao redor dos painéis. Deixe uma abertura de 8 cm na base.

  6. Ao chegar na abertura na parte inferior do travesseiro, puxe o lado direito para fora.

  7. Encha a almofada no nível desejado com o enchimento de fibra de poliéster.

  8. Costure fechando a base da almofada, virando as bordas inacabadas para dentro da costura para não mostrá-las.

Loading...

O que você precisa

  • Tecido
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Sianinha decorativa
  • Alfinetes
  • Linha
  • Máquina de costura
  • Enchimento de fibra de poliéster
Loading ...
Loading ...