on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como costurar uma almofada zafu para meditação

Atualizado em 22 julho, 2017

Um zafu é uma almofada de meditação redonda tradicionalmente encontrada no Japão. Ela é muito utilizada com um zabuton, um grande travesseiro de chão que protege os joelhos. Costurar seu próprio zafu não só é um projeto de artesanato divertido, como pode ser uma prática de meditação também.

Instruções

Costure sua própria almofada de meditação (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Instruções

  1. Corte um retângulo de 1,47 x 22,5 cm para os lados plissados, e dois círculos com 32,5 cm em diâmetro, que serão o topo e o fundo da sua almofada de meditação.

    Loading...
  2. Coloque o retângulo com o lado com padronagem para baixo, em uma superfície plana, para começar a fazer as dobras. Meça 5 cm da borda. Dobre 1,25 cm do tecido para trás (como um leque), a partir da marca de 5 cm, até a marca de 3,75 cm. Prenda tanto o topo quanto o fundo no lugar para formar sua primeira prega.

  3. Conte de onde sua primeira prega começa na marca de 3,75 cm até a marca de 5 cm. Dobre 1,25 cm de tecido para trás até a marca de 8,75 cm e prenda-a com um alfinete como você fez com a outra dobra.

  4. Continue plissando sua zafu de acordo com o padrão criado até que você chegue ao fim do tecido. Depois, costure as pregas ao longo do topo e do fundo usando uma máquina de costurar (ou costure à mão) e remova os alfinetes.

  5. Vire uma das peças de tecido cortadas em círculo para baixo e prenda-a com um alfinete ao longo do topo da peça plissada. Faça o mesmo com o segundo círculo ao longo do fundo da peça plissada.

  6. Costure os círculos no lugar, tomando cuidado para deixar um espaço livre para estofar seu zafu. Depois de costurar seus círculos no lugar e remover os alfinetes, vire a parte estampada do tecido para fora.

  7. Encha sua almofada plissada com casca de trigo sarraceno e feche a abertura com uma costura à mão. Use seu zafu durante a meditação, seja sentando nele na posição de lotus ou com seus joelhos no chão, ou usando também um zabuton.

Loading...

Dicas

  • Se você achar que a costura à mão na sua almofada ficará muito notável, você pode disfarçá-la costurando à mão um resto de tecido.
  • Lave-a à mão.
  • Passe um guarda-mancha para protegê-la da sujeira.

O que você precisa

  • 1,2 metros quadrados de tecido antiderrapante resistente
  • 1,35 kg de casca de trigo sarraceno
  • Fita métrica
  • Alfinetes
  • Fio combinando com a cor do tecido
  • Máquina de costurar
  • Tesouras

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...