×
Loading ...

Como costurar bico de renda

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma tira de renda dá um toque feminino a roupas, almofadas e mesmo a guardanapos, e um bico de renda comprado pronto é fácil de pregar às peças quando se entende os princípios básicos de se costurar com renda. O maior problema é que ela não é um tecido de trama sólida, porque os desenhos da renda formam furos grandes e pequenos. Esses furos podem criar falhas na costura que fazem com que a renda não fique devidamente ligada ao tecido.

Instruções

Adicione renda colorida para fazer um lenço simples brilhar (handkerchifs with blue crocheted lace image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Embainhe a borda do tecido onde for pregar o bico de renda. Dobre-a duas vezes e costure no lugar à máquina para dar acabamento. Isso simplificará o processo de aplicar a renda.

    Loading...
  2. Arrume a renda no tecido até ficar satisfeita com sua aparência.

  3. Alfinete ou passe fita adesiva para prender a renda ao tecido. Se for pregar renda a um tecido como algodão, use alfinetes. Se estiver costurando em um tecido delicado em que os furos de alfinete ficam aparentes, use fita adesiva transparente para prender a renda no lugar.

  4. Ajuste a máquina de costura para um ponto zigue-zague estreito. Esse ajuste pode estar nomeado como "largura do ponto", e normalmente tem o desenho do próprio ponto.

  5. Ajuste o comprimento do ponto da máquina de costura para "um". O seletor de comprimento normalmente tem ajustes de zero a cinco. Em "zero", o tecido não se move e a máquina forma o ponto continuamente no mesmo lugar. Em "cinco", os pontos ficam extremamente largos.

  6. Costure a renda ao tecido lentamente. O movimento de zigue-zague e os pontos apertados vão assegurar que a renda ficará presa firmemente, mesmo que a agulha encontre pontos sem cobertura por causa do desenho aberto da renda.

  7. Corte fios soltos e examine o bico de renda. Pode ser necessário costurar tanto a parte de cima quanto a de baixo para que ela fique bem presa. Use os mesmos ajustes na máquina e passe uma costura adicional na renda se for necessário.

Loading...

Dicas

  • Alguns tipos de bico de renda têm uma parte reta e sólida em um dos lados. Aplique-a colocando essa parte embaixo do tecido, de maneira que só a parte desenhada apareça. Costure através dessa parte usando costura reta e comprimento de ponto ajustado para "um".
  • Escolha uma cor de linha que combine com a renda em vez do tecido, porque é a renda que vai ficar visível no produto acabado.
  • Costure lentamente e mantenha as costuras tão retas quanto possível para que a aparência final do produto não seja prejudicada por pontos tortos ou malfeitos.

O que você precisa

  • Alfinetes
  • Fita adesiva
  • Máquina de costura

Referências

Loading ...
Loading ...