Mais
×

Como costurar uma boina

Atualizado em 23 março, 2017

De Brad Pitt à Britney Spears, a boina se tornou um chapéu muito popular. Embora possam ser conhecidas por muitos outros nomes, como boné de jornaleiro, chapéu reto, boné de golfe, chapéu de escrevente, chapéu de inglês ou de pescador, o estilo da boina é o mesmo para todos. Pequenas e geralmente feitas com um tecido confortável e macio, as boinas são uma ótima pedida, devido a sua praticidade e leveza.

Instruções

Praticamente qualquer tecido pode ser usado para costurar uma linda boina (cloth cap image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  1. Crie seu molde desenhando um círculo de 55 cm de diâmetro em um papel. Centrado no meio desse círculo, desenhe outro círculo de 40 cm de diâmetro. Corte o círculo de 55 cm. Dobre-o pela metade com a linha do círculo interno visível. Corte três formatos em "V" e dois meio "V" distribuídos ao redor do círculo interno no papel dobrado. Os dois cortes meio "V" estarão na lateral do círculo interno, na parte da dobra, assim quando você desdobrar o papel você terá dois corte "V" completo. A ponta do "V" deverá parar na linha de 40 cm que você desenhou.

  2. Desenhe a borda de um boné normal em um papel para criar o molde da aba de sua boina. Crie um formato de lua com o seu contorno. O centro da lua deverá ter cerca de 7,5 cm de largura.

  3. Ponha o molde sobre o seu tecido e corte o pedaço circular e dois pedaços em formato de lua criados para aba. Corte outro pedaço em forma de lua de uma folha de plástico ou material robusto e lavável. O pedaço de plástico deverá ser um pouco menor do que as luas de tecido.

  4. Costure as bordas externas dos dois pedaços da aba. Tenha certeza que o lado certos do tecido estão juntos, faça a costura o menor possível. Vire a aba para o lado certo do tecido e encaixe o pedaço de plástico no interior do bolso que você criou na aba.

  5. Costure os entalhes em "V" perto das bordas e com o lado errado do tecido virado pra fora. Você está criando a aparência correta da boina.

  6. Costure a aba à parte central da boina com os lados corretos do tecido virados entre si. Para um acabamento melhor, faça um pequeno bordado ao redor de toda a boina e passando pela aba. Vire a boina para que o lados corretos do tecido fiquem para fora.

Dicas

  • Boinas originalmente eram feitas com algodão ou lã usando uma estampa xadrez ou espinha de peixe, embora hoje encontramos boinas e quase todos os tipos de materiais e cores.

O que você precisa

  • Papel
  • Lápis
  • Tesoura
  • Tecido
  • Linha
  • Folha de plástico
  • Máquina de costura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article