×
Loading ...

Como costurar capas para sofás e namoradeiras

As capas são uma forma econômica de proteger sua mobília do desgaste ou de esconder o estofamento danificado sem ter que levá-la para o conserto. É possível fazer capas para sofás e namoradeiras que parecerão terem sido feitas por um profissional a partir de lençóis, cobertores ou de um pedaço grande de tapeçaria. Não será preciso cortar o tecido em várias partes. Você também terá a opção de reutilizar o tecido quando ele não for mais necessário para o uso como uma capa.

Instruções

Com as capas, seus móveis ficarão sem pelos sem você precisar colocar seu animal de estimação para fora (cat jn the couch image by Andrey Tolstov from Fotolia.com)
  1. Meça o comprimento do sofá ou da namoradeira com uma fita métrica. Comece na parte inferior de um dos lados. Meça para cima e sobre o braço, até a almofada, através das almofadas e sobre o outro braço até chegar ao chão do outro lado. Este é o comprimento de tecido que você precisará.

    Loading...
  2. Meça do meio da parte da frente do sofá ou da namoradeira até em cima, passando pelas almofadas, por cima do encosto, até o chão. Esta é a medida da largura do seu tecido.

  3. Dobre o tecido ao meio longitudinalmente e coloque-o sobre o sofá com a dobra correndo até o centro do mobiliário. Centralize o tecido que está sobressaindo com as beiradas da frente e de trás, que tocam o chão.

  4. Desdobre o tecido sem pegar o lado que está contra o estofado e espalhe-o para que cubra todo o móvel.

  5. Empurre o tecido com suavidade e alise-o através das almofadas do assento. Coloque uns 7 cm de tecido nas extremidades ao redor das almofadas. Quando isso for feito, o tecido não tocará mais o chão. No entanto, se o estofado estiver aparecendo, puxe um pouco do tecido para fora.

  6. Dobre o tecido que cai em pregas na extremidade plana do sofá, passando a mão sob a borda e trazendo o excesso de tecido para cima.

  7. Prenda as dobras com alfinetes de tapeçaria e dê um passo para trás para examinar a capa. Se alguma coisa estiver fora do lugar ou estiver enrugada, alise e prenda o tecido novamente. Haverá uma dobra na parte da frente e de trás do braço do sofá, nos cantos inferiores.

  8. Coloque a linha na agulha e faça um nó em sua ponta. Passe a agulha sob a borda presa e dobrada e costure as dobras em seus lugares usando um ponto de deslizamento. Faça pequenos pontos pegando quatro fibras ou menos. Remova os alfinetes quando acabar de costurar cada dobra.

Loading...

Dicas

  • O benefício de dobrar o tecido em torno das extremidades das almofadas é que dá à capa um pouco de flexibilidade e reduz o risco de se rasgar.
  • O tecido colocado ao redor das almofadas vai se desprender em algum momento quando o sofá for usado; quando isso acontecer, é só colocá-lo no lugar novamente.
  • Enquanto alguns estilos de capas de sofá requerem até 20 metros de tecido para cobrir um sofá, estas instruções são para uma capa básica que pode ser removida para ser lavada.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Lenços, tapeçaria ou cobertor
  • Linha para costura a mão
  • Agulha curva de tapeçaria

Referências

Loading ...
Loading ...