Como costurar um chapéu de bobo da corte

Escrito por f.r.r. mallory | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
Como costurar um chapéu de bobo da corte
Chapéu de bobo da corte (figurine 02 image by John R. Amelia from Fotolia.com)

Um chapéu de bobo da corte pode ser de todo tamanho e formato. O mais comum é um boné com três chifres. As pontas de cada chifre são decoradas com uma moeda, sino, pompom ou pendão. Alguns são feitos para fazer barulho enquanto outros simplesmente criam o visual de um bobo da corte. Geralmente esse tipo de chapéu é feito de restos de tecido, já que tradicionalmente os bobos da corte eram pobres. O chapéu deve ser bastante colorido e festivo.

Instruções

  1. 1

    Procure um boné que tenha sido costurado em seções. Use um marcador permanente para marcar cada seção do boné. Exemplo: A, B, C, D. Pegue o seu abridor de casas e abra a costura do boné até que você tenha separado as várias seções do boné para usar como modelo.

  2. 2

    Prenda cada parte do modelo de boné a um tecido de cor diferente usando alfinetes. Corte no tecido no formato do modelo. Com os lados de fora voltados um para o outro, prenda as bordas com alfinetes, com cuidado para juntar cada peça em ordem, antes de remover os seus modelos. Costure as bordas. Você também pode costurar um forro para o seu chapéu da mesma maneira.

  3. 3

    Corte seis pedaços de tecido de 15 cm x 45 cm. Empilhe os pedaços. Meça 7,5 cm até centro de um lado curto (todas as peças ao mesmo tempo). Prenda com alfinete. Corte o tecido começando na outra borda em qualquer das pontas em direção ao alfinete. Depois, corte da outra ponta, também em direção ao alfinete. Você terá triângulos longos (45 cm) e estreitos.

  4. 4

    Coloque dois triângulos com os lados direitos voltados um para o outro e costure a borda ao longo do lado comprido. Alterne a cor e desenho do tecido para um visual festivo. Costure duas ou mais peças e então as duas últimas. Você deve terminar com 3 triângulos. Vire o tecido do avesso.

  5. 5

    Corte três pedaços de arame de 30 cm, três de 20 cm e 12 pedaços de 45 cm. Dobre os pedaços de 30 cm em um círculo. Encaixe esse círculo na ponta de um chifre de forma que fique uma sobra de 1,5 cm de tecido. Torça as pontas do seu arame juntas para segurar o tamanho e formato do círculo. Repita esse procedimento para as outros dois pedaços de arame de 30 cm.

  6. 6

    Faça um círculo com cada um dos pedaços de arame de 20 cm. Você deve ter agora 3 círculos grandes e 3 círculos menores de arame. Pegue 4 dos seus arames de 45 cm e una as pontas torcendo-as juntas. Dobre as pontas unidas. Espace os fios igualmente. Deslize um círculo pequeno entre os arames espaçados a aproximadamente 20 cm das pontas unidas. Enrole cada um dos 4 fios sobre o círculo menor para segurá-lo no lugar.

  7. 7

    Deslize um círculo maior entre os arames espaçados a cerca de 1,5 cm das pontas dos arames. Torça as pontas dos arames ao redor do círculo maior para segurá-lo no lugar. Você deve ser capaz de deslizar o chifre de arame dentro do triângulo de tecido de forma que o tecido penda sobre o círculo maior por 1,5 cm. Encha o chifre com o enchimento e prenda-o com alfinete ao boné. Repita para todos os três chifres. O arame dentro de cada chifre permite que você dobre e dê a forma que desejar aos chifres.

  8. 8

    Vista o chapéu e cheque a localização de cada chifre no espelho. Faça qualquer ajuste e, enfiando o tecido para baixo, costure cada chifre no boné. Adicione os pendões, sinos ou pompons nas pontas para finalizar. Costure seu forro ou faça bainha na borda inferior do chapéu. Dobre os seus chifres no formato que desejar.

O que você precisa?

  • Boné belho (com costura)
  • Abridor de casas
  • Tecido (pelo menos três cores)
  • Marcador permanente
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Arame de inox de calibre 26
  • Alicate
  • Enchimento de poliéster
  • Agulha e linha
  • Miçangas, moedas ou sinos

Lista completaMinimizar