Mais
×

Como fazer e costurar uma colcha de casal sem babados

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Babados em uma colcha lembram um quarto embolorado de avós ou uma loja de antiguidades. Para um visual moderno e elegante, esqueça os babados e faça colchas com beiradas limpas e cortadas. É fácil fazer uma colcha reversível de casal, que irá dará uma versatilidade extra na decoração do cômodo.

Instruções

Escolhe cores que complementem a decoração do seu quarto (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Fazendo uma colcha de casal sem babados

  1. Meça a largura da cama e adicione vários centímetros. Meça a extensão da cama, do pé até a cabeça, e acrescente mais 60 cm à medida, se quiser dobrar a colcha por cima do travesseiro. Corte dois pedaços retangulares de tecido nestas dimensões.

  2. Meça a distância da beirada da cama até o chão. Corte três painéis -- dois da largura da cama pela altura e um com a largura da cama pela altura, usando-se as medidas dos retângulos. Corte mais três painéis de um tecido de cor diferente se você planeja fazer colchas reversíveis.

  3. Vire o tecido do lado avesso e costure os painéis no retângulo. Repita com a segunda cor de tecido.

  4. Costure os dois retângulos juntos com o lado errado para cima, mas deixe uma abertura de 30 cm na parte de cima. Inverta o material, para que o lado certo fique para cima, costure o que faltou e passe a colcha.

  5. Costure acabamentos nas costuras da colcha, se quiser.

O que você precisa

  • Tecido
  • Fita métrica
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Fita de acabamento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article