Como costurar uma colcha de retalhos

Escrito por catie watson Google | Traduzido por letícia resende
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como costurar uma colcha de retalhos
Aprenda a fazer uma colcha de retalhos (Steve Baccon/Photodisc/Getty Images)

Uma colcha de retalhes adiciona um toque pessoal a qualquer quarto. Você poderá usar a criatividade para escolher um padrão e encontrar tecidos que combinem com a decoração do seu quarto. A colcha artesanal também pode ser um grande presente. Começar a costurar pode parecer uma tarefa esmagadora, devido ao grande número de intrincados padrões, ferramentas especializadas a serem usadas e termos técnicos. Começando com um projeto simples, você poderá encontrar um dom para a costura de colchas e acabar com uma que usará durante os próximos anos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Régua ou modelo
  • Marcador solúvel em água
  • Tecidos variados
  • Tesoura
  • Pinos
  • Agulha e linha
  • Enchimento (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Determine o tamanho da colcha. Uma maneira fácil é medir uma folha plana de papel para a cama que você quer cobrir. Por exemplo, meça uma folha para uma cama queen size, para determinar as dimensões da colcha.

  2. 2

    Decida um padrão para o topo dos retalhos. O modelo mais simples para um iniciante é o de fileiras de blocos do mesmo tamanho. Se gostaria de um padrão mais complexo, muitos livros e sites oferecem padrões de colchas de retalhos.

  3. 3

    Compre um molde de plástico para os blocos da colcha. A modelo facilita o trabalho de medição e corte. O modelo de 15 cm é um bom tamanho. Alternativamente, você poderá criar seu próprio modelo desenhando um quadrado no papelão com uma régua e cortando-o.

  4. 4

    Decida o tamanho da costura que deseja utilizar -- geralmente de 6 mm ou 1,5 cm. Manter a largura de todas as margens do mesmo tamanho ajudará os blocos individuais e fileiras se encaixarem na hora de costurar.

  5. 5

    Faça um desenho em menor escala do padrão superior da sua colcha em um pedaço de papel. Use lápis de cor ou giz de cera para colorir cada peça padrão. Experimente diferentes combinações, até encontrar o arranjo que o agrade mais. A partir desse desenho, você poderá decidir quantos tecidos diferentes comprar e quantos metros de cada precisará. Não se esqueça de contabilizar a costura quando contabilizar quantos blocos por linha e quantas linhas precisará.

  6. 6

    Compre os tecidos para a colcha. Muitas lojas de tecido vendem cortes de 45 cm x 55 cm. Eles são frequentemente exibidos em grupos coordenados de cores e são uma ótima maneira de escolher o tecido para uma colcha. Se comprar o tecido avulso, certifique-se de usar pesos de tecidos semelhantes na colcha. Por exemplo, não misture jeans pesados com algodão leve. Evite malhas que estiquem e prefira tecidos estáveis.

  7. 7

    Desenhe blocos na tela, com uma régua ou um modelo e um marcador solúvel em água, e corte-os. Enquanto cortar os pedaços, alinhe-os em filas, para se certificar de que você gosta do projeto e que tem o número certo de quadrados em cada cor. Em seguida, empilhe-os, para iniciar a costura. Empilhe cada linha da esquerda para a direita. Coloque um alfinete no primeiro bloco e o resto deles na fileira da parte superior. Continue a empilhar as peças para cada linha, até que tenha apenas uma.

  8. 8

    Costure os blocos à mão ou em uma máquina. Coloque dois quadrados um sobre o outro, com o avesso para dentro, e prenda-os. Ao costurá-los juntos, deixe o espaço para costura que você decidiu anteriormente. Em cada extremidade, costure algumas vezes para a frente e para trás, para se certificar de que a costura está firme.

  9. 9

    Continue anexando um bloco por vez, à esquerda, até a linha inteira estar completa. Quando duas linhas foram concluídas, pressione as costuras com um ferro de passar. Pressione cada costura para um lado. Para a próxima linha, pressione as costuras para o outro lado. Isso reduzirá a espessura, quando costurar as linhas juntas.

  10. 10

    Coloque as duas primeiras linhas juntas pelo lado direito -- depois de terem sido costuradas e passadas -- e prenda-as com um alfinete. O ideal é que as juntas entre os blocos se alinhem. Se elas não corresponderem exatamente, não se preocupe. A aparência geral da colcha não será afetada. Costure as linhas, usando o mesmo ponto entre os blocos. Após todas as emendas serem costuradas, pressione as margens da costura entre as linhas para um lado.

  11. 11

    Corte um pedaço de revestimento do mesmo tamanho que o topo da colcha. Para um enchimento interno, corte e coloque-o entre o topo e a base da colcha. Prenda todas as camadas juntas em torno das bordas.

  12. 12

    Junte todas as camadas. Acolchoar é o termo utilizado para descrever este processo e que pode ser alcançado com longas fileiras costuradas em cada coluna e cada linha do cobertor. Você poderá usar uma linha da mesma cor ou contrastante.

  13. 13

    Costure as bordas da colcha. Corte tiras de tecido com 5 cm de largura. Costure uma borda da tira ao limite da colcha, dobre, vire e esconda o limite da tira e costure-a à mão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível