×
Loading ...

Como costurar um decote discreto

Atualizado em 20 julho, 2017

A costureira pode, por vezes, criar uma blusa com um decote muito grande. Há sempre maneiras de comprar modelos que evitem esse problema, e, mais importante, você pode aprender a alterar qualquer modelo de loja para adequá-lo a suas medidas e preferências. Desta forma, todas suas blusas e vestidos cairão do jeito desejado.

Instruções

Mergulhar em um decote não é para todas (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Avaliando e alterando o molde antes de cortar

  1. Verifique cuidadosamente o decote quando for escolher um molde. Modelos que podem causar problemas são os que apresentam um decote transpassado, que é quando a parte da frente passa sobre a outra: esse vão pode abrir facilmente. Modelos com decotes muito cavados ou em V podem não ser a melhor escolha.

    Loading...
  2. Saiba suas medidas antes de cortar. Alguns decotes podem ser muito largos e ficar caindo de lado em mulheres com ombros estreitos. Considere modificar qualquer modelo para servir bem com as suas medidas.

  3. Trace o molde escolhido de acordo com as linhas para seu tamanho no papel vegetal. Faça quaisquer alterações que sejam necessárias, como aumentar ou diminuir o decote. Se necessário, também é possível redesenhar o decote para que fique mais alto no seu molde.

  4. Corte as partes da frente e de trás do molde no papel vegetal. Coloque uma fita adesiva nas linhas de costura para deixá-las mais resistentes. Prenda com alfinete as linhas de costura da parte da frente a de trás. Experimente o modelo de papel, com as costuras para fora; veja como fica olhando no espelho. Você também pode grudar o decote no seu peito com a fita para ver se está bom.

  5. Desenhe quaisquer novas linhas de corte ao molde, deixando um centímetro para costura. Se precisar de mais papel, você pode juntar com a fita adesiva mais folhas. Continue experimentando até que o decote fique bom no molde de papel.

    Cortando o decote; Ajustando

  1. Lave o tecido da forma que pretende lavar a roupa terminada e passe. Coloque as partes do molde sobre o tecido e prenda com um alfinete. Recorte as partes, deixando um espaço para a costura no decote no caso de precisar de mais tecido.

  2. Prenda com um alfinete as partes da frente às de trás. Experimente a peça de roupa e olhe no espelho. Verifique se o decote ainda está bom agora que está vestindo tecido em vez de papel. Agora você pode mudar a linda de costura do decote para mais alto ou baixo, já que tem tecido a mais para a costura. Desenhe a linha com um marcador de tinta lavável.

  3. Costure as peças do ombro da frente e de trás. Junte o lado oposto ou o colarinho para o decote. Prenda com alfinete e alinhave. Experimente mais uma vez a peça para ver se o decote ainda está certo; se estiver, costure; se não, redesenhe e recorte mais uma vez antes de costurar permanentemente.

  4. Termine de juntar a blusa ou o vestido da forma como manda as linhas do molde. Geralmente é preciso costurar do ombro da manga até o punho. Depois prenda com um alfinete a frente às costas e aos lados, com os lados direito juntos. Prenda as costurar de baixo do braço juntas. Costure da bainha até debaixo do braço e, em seguida, até o final da manga.

Loading...

Dicas

  • É uma boa ideia costurar diferentes tipos de decotes ao longo da carreira de costura, para aprender como seu corpo difere em medidas padrões. Todas as empresas de moldes vendem modelos básicos de decote. Você pode costurar em um tecido quadriculado para poder ver linhas no tecido. Depois que costurar, saberá como modificar todos os moldes futuros para se adequarem ao seu corpo e às suas preferências.

O que você precisa

  • Molde para blusa, blusinha ou vestido
  • Tecido
  • Papel vegetal
  • Fita
  • Alfinetes
  • Máquina de costura

Referências

Loading ...
Loading ...