Como costurar estofados

Escrito por deborah h. schreiben | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como costurar estofados
Sofá (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

O termo "material para estofados" abrange uma ampla gama de tecidos médios e pesados ​​destinados a cobrir cadeiras e sofás, bem como peças menores, como banquinhos, almofadas de acento e outros projetos de decoração de casa. Estofados normalmente são bastante duráveis ​​e são tecidos, não malha, para que mantenham sua forma e não estiquem ou cedam.

Outras pessoas estão lendo

Fixando o tecido

Muitos tecidos para estofados têm uma direção, o que significa que o tecido tem uma pelúcia levantada ou superfície texturizada. Veludo liso e veludo cotelê são exemplos de tecidos que têm direção. Para determinar se o tecido tem direção, passe a mão no tecido em uma direção, como se estivesse acariciando um gato. Para um dos lados, o tecido vai parecer suave. Na direção oposta, a fibra vai vir para cima -- você sentirá alguma resistência e vai parecer como se estivesse acariciando o pêlo de um gato para o lado errado. Determinar se o tecido tem direção é muito importante. Como o tecido é colocado afeta, não só a sensação, como também o aspecto do trabalho acabado. Quando a fibra está deitada, o tecido parece liso e brilhante. Quando a luz está de frente para a direção oposta, alcança as fibras de forma diferente, dois pedaços de tecido colocados lado a lado, na verdade parecem ter cores diferentes. Sempre aplique tecidos estampados texturizados, na mesma direção.

Tecidos para estofados muitas vezes também tem desenhos repetidos ou com direção determinada. Isto pode incluir listras simples e espaçadas ou modelos mais complexos, como uma grande flor rodeada por um conjunto de listras de largas, com o padrão floral repetido a cada trinta centímetros ao longo do comprimento do tecido. Ao comprar tecidos para estofados com desenhos grandes repetidos, determine onde deseja que ele apareça no mobiliário e esteja ciente de que precisará comprar metragem extra para permitir o encaixe e para sobras.

Escolha de ferramentas e materias

Utilize tesouras afiadas, de boa qualidade, para cortar o tecido. Isso facilitará o trabalho ao cortar tecidos pesados. As de 18 cm a 20 cm são adequadas, as de cabo torto permitem cortar o tecido de forma limpa e precisa, já que o material não levanta da mesa a cada corte.

Utilize agulha para tecido com ponta padrão, ou agulha universal, em sua máquina de costura. Utilize tamanho 14 para tecidos de peso médio, como seda, shantung, linho e chenille. Para tecidos mais pesados, como veludo, lona e jacquards em relevo, tamanho 16. Se o tecido tiver um forro antiderrapante, será necessário a de tamanho 18.

Para a maioria dos estofados, linha de algodão com poliéster para uso geral será suficiente. Se o móvel que você estiver estofando for para uso frequente, considere o uso de linha 100% náilon extra-forte para estofamentos. Se utilizar linha forte, certifique-se de usar a mesma, tanto na parte superior da máquina quanto na bobina, para garantir a tensão. Linha pesada requer a utilização de agulha tamanho 18 e pontos largos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível