Mais
×

Como costurar a fita de franzir

Atualizado em 20 julho, 2017

Fita de franzir faz com que a junção do tecido seja mais fácil. Com ela, você pode conseguir um franzido elegante e homogêneo em qualquer tipo de tecido. Esta fita é frequentemente usada em cortinas e outros fins domésticos, como cortininhas de pias, capas para móveis e saias para camas box. Embora possa ser usada para vestuário, lembre-se que ela não estica. Então, ela pode ser usada em saias, por exemplo, mas será necessário que caiba e seja acrescido um zíper ou outro fecho.

Instruções

A fita de franzir funciona bem em tecidos leves ou pesados (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Embainhe as bordas do tecido, exceto o topo. Lembre-se de usar metragem suficiente para a formação do franzido.

  2. Dobre a parte superior para baixo, para o lado do avesso, cerca de 2 cm e prenda com alfinetes. Não dobre duas vezes, pois isso irá criar excesso de tecido e interferirá no franzido.

  3. Fixe a fita de franzir sobre a parte dobrada. Deixe cerca de meio centímetro entre o topo da fita e a parte superior do tecido dobrado. Deixe um excesso de cerca de 1 cm de fita para cada lado.

  4. Costure-a no lugar, tomando cuidado para não costurar o cordão. Se alinhavá-lo acidentalmente, pare imediatamente e remova os pontos.

  5. Dê um nó em uma das extremidades dos cordões. Puxe-os do outro lado, todos ao mesmo tempo, até que você tenha atingido o efeito desejado. Dependendo do tipo de fita, você verá um franzido simples ou um padrão de diamante no lado direito do tecido.

  6. Corte as pontas soltas da fita de franzir. Dobre-as e costure-as no lugar.

Dicas

  • Se estiver usando tecido fino, use fita de franzir translúcida.

O que você precisa

  • Fita de franzir
  • Tecido
  • Tesoura
  • Ferro de passar
  • Alfinetes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article