Mais
×

Como costurar franjas em uma blusa

As franjas são enfeites comuns em fantasias, roupas especiais e trajes de gala. Disponíveis em grande variedade de estilos, desde simples fios soltos ao longo da roupa até uma faixa de pendões e contas, as franjas são facilmente encontradas em qualquer loja de tecidos ou costura. Felizmente, elas também são fáceis de aplicar.

Instruções

Você pode enfeitar suas próprias roupas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

    Como costurar a franja

  1. Marque a posição da franja utilizando uma caneta para tecido removível. Em tecidos escuros, giz branco funciona melhor. A caneta e o giz podem ser encontrados em lojas de tecido ou artesanato.

  2. Alinhe a borda reta da franja ao longo da linha de posicionamento.

  3. Prenda a franja no lugar com tiras de fita adesiva ou cola temporária. Teste primeiro em uma área escondida da blusa; se a fita adesiva ou a cola danificarem o tecido, utilize alfinetes para segurar a franja no lugar.

  4. Costure a franja no lugar, com pontos decorativos próximos à borda reta.

  5. Remova a fita adesiva na medida em que for costurando, ou então, remova a cola temporária após a costura.

    Como costurar franjas em uma costura

  1. Determine a amplitude da banda da franja e o quando dela você quer deixar aparente na blusa finalizada. Por exemplo, pode ser que a franja tenha uma banda reta de 1,2 cm e você não queira que nenhuma parte dela fique aparecendo no projeto terminado.

  2. Verifique a margem de costura da blusa. A maioria dos padrões comerciais de costura tem uma costura de 1,5 centímetros, mas os padrões podem variar. Além disso, se estiver utilizando uma blusa pré-fabricada e precise remover as costuras para aplicar a franja, a margem provavelmente será menor do que 1,5 centímetros.

  3. Alinhe a borda reta da franja na margem de costura. Por exemplo, presumindo que a blusa tenha a margem de 1,5 centímetros, que a franja tenha uma borda reta de 1,2 centímetros e que você não queira deixar ela aparente, será necessário alinhar a borda reta superior da franja afastada 0,3 cm da borda cortada da margem de costura da blusa.

  4. Prenda a franja no lugar com fita adesiva ou cola, certificando-se de que as borlas estejam viradas para o centro da blusa. Alinhe o lado oposto da margem de costura, do mesmo modo como se estivesse fazendo uma bainha sem a franja no meio. Segure a bainha no lugar com alfinetes.

  5. Faça uma costura com 1,5 centímetros. Remova a fita adesiva ou a cola.

O que você precisa

  • Franja
  • Caneta para tecido ou giz
  • Fita crepe, durex ou cola temporária para tecido
  • Alfinetes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article