×
Loading ...

Como costurar uma gola chinesa

Atualizado em 17 abril, 2017

Golas do tipo mandarim são comumente vistas em roupas chinesas. Essa gola fica contra os lados do pescoço e se junta em uma forma curva em "V", na parte anterior do pescoço. Ela é semelhante aos colarinhos altos e é ligada à gola da roupa com uma técnica denominada de costura sanduíche. Este tipo de colarinho pode ter uma parte superior plana ou curva para o conforto de quem o utiliza.

Instruções

Roupas chinesas tradicionais têm golas mandarim (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Meça a volta do colarinho do seu vestuário. Adicione 1,5 cm a essa medida. Esse será o comprimento da sua gola.

    Loading...
  2. Coloque um pedaço de tecido sobre uma superfície plana na sua frente. Meça e marque dois retângulos com o mesmo comprimento da medida do passo 1. Os retângulos devem ter 12 cm de largura.

  3. Corte os dois retângulos. Coloque-os um em cima do outro longitudinalmente, de modo que as estampas fiquem para fora.

  4. Dobre os dois retângulos ao meio, verticalmente. Arredonde o canto superior. Desdobre os dois retângulos. Eles ainda devem estar um em cima do outro com a estampa voltada para fora.

  5. Alfinete as duas peças no meio, em sentido horizontal.

  6. Dobre 7 mm na parte superior, inferior e laterais do retângulo de trás e entre os retângulos. Vinque bem. Dobre 7 mm na parte superior, inferior e nos lados do retângulo da frente e entre os retângulos.

  7. Remova os alfinetes do meio e reposicione a 4 mm da borda ao longo do topo e dos lados do retângulo, para fixar as extremidades.

  8. Coloque linha na máquina ou na agulha. Costure o topo e as laterais dos retângulos tão perto da borda quanto possível, mantendo uma distância igual entre a sua costura e borda do material. Retire os alfinetes.

  9. Coloque a roupa sobre uma superfície plana. Identifique o meio da parte de trás da gola. Identifique o meio da gola na borda inferior. Alinhe os dois pontos centrais e deslize o decote por 7 mm entre a parte da frente e de trás do tecido do colarinho.

  10. Insira alfinetes a 4 mm da bordo ao longo da parte inferior da gola, para fixar o colarinho ao decote.

  11. Costure a gola ao decote tão perto da borda inferior da gola quanto possível, mantendo uma distância igual entre a costura e a borda do material.

Loading...

Dicas

  • A largura da gola pode ser ajustada para mais curta ou mais longa de acordo com a aparência desejada. O tecido utilizado para o colarinho deve ser o mesmo que o utilizado na peça de vestuário. Certifique-se de que as estampas estejam no mesmo sentido, antes de cortar os pedaços de tecido para a gola.

O que você precisa

  • Tecido
  • Fita métrica
  • Marcador de tecido
  • Alfinetes de costura
  • Linha de costura
  • Máquina ou agulha de costura

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...