Mais
×

Como costurar lantejoulas

Atualizado em 17 abril, 2017

Em uma iluminação noturna dramática, lantejoulas brilham e adicionam um toque de glamour em todos os momentos. Quando você costura as lantejoulas, descobre rapidamente que aparecem desafios. O material se quebra ao ser costurado à máquina, e os que ficam dentro da roupa podem irritar a pele de quem usa. Ao investir tempo para fazer uma peça de paetê, tente seguir algumas dicas sobre como lidar com esse tipo de material.

Instruções

Seja cuidadoso com o tecido de paetê quando for costurar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Identifique as peças do molde, como a frente de um vestido, marcadas para serem colocadas na dobra. Faça peças completas de molde traçando cada peça "na dobra" no papel vegetal. Corte os pedaços com tesouras e cuidadosamente cole cada um na sua imagem espelhada ao longo da linha da dobra.

  2. Coloque o tecido de paetês virado para baixo na base de corte. Confira a direção de sobreposição das lantejoulas para usar um layout em que todas as peças estão na mesma direção, colocando cada pedaço do molde de modo que as lantejoulas se sobreponham para baixo. Corte o tecido deixando 2,5 cm para a costura. Corte o forro deixando espaços de 1,5 cm para costura.

    As lantejoulas se sobrepõem de cima para baixo em uma roupa pronta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Corte as lantejoulas ao meio para removê-las de partes estreitas. Use uma agulha e uma linha para costurar os dardos à mão partindo do lado direito. Costure lantejoulas separadas em locais vazios.

  4. Junte o forro com a máquina de costura. Costure o tecido de paetês com uma agulha e linha deixando espaços de 2 cm para costura, para deixar a camada de paetês levemente mais longa que o forro. Costure à mão as partes da roupa de lantejoulas.

  5. Faça o ponto escada costurando do lado direito com os espaços da costura dobrados para dentro. Empurre a agulha na dobra de um lado da costura, vá por baixo da dobra por 0,6 cm, traga a agulha para fora e logo através do outro lado. Insira a agulha na dobra e vá por baixo da dobra por 0,6 cm, para fora e para o outro lado. Continue costurando de forma solta e periodicamente aperte a linha mais firmemente para puxar a costura mais para perto. Ajuste as lantejoulas conforme aperta a costura.

  6. Remova as lantejoulas dos espaços das costuras depois de ter costurado-as soltando os fios que prendem os paetês. Puxe várias lantejoulas e desamarre as linhas. Guarde as lantejoulas.

  7. Remova as lantejoulas da costura para o zíper. Costure o zíper na roupa à mão. Costure os paetês nos lugares que estiverem vazios.

  8. Insira o forro e costure-o à mão na linha da gola e nas aberturas das mangas. Costure uma peça de 7 cm de forro na barra, dobre e costure a parte de cima no lado avesso do tecido de paetê. Faça a bainha no forro.

O que você precisa

  • Molde
  • Papel vegetal
  • Tesouras
  • Fita
  • Tapete ou base de corte
  • Cortador rotativo
  • Tecido para o forro
  • Agulha para costura à mão
  • Linha
  • Máquina de costura
  • Zíper
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article