Mais
×

Como costurar mala de couro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Couro é à prova de água, durável, estiloso, confortável e pode carregar cargas pesadas. Você pode fazer uma mala de couro sozinho, para servir como um presente especial para alguém ou para você carregar suas coisas. De qualquer maneira, fazer a mala você mesmo permite personalizá-la, escolher o tipo de couro a ser usado e os detalhes, como o tipo de fecho.

Instruções

Malas de couro são duráveis e práticas (leather case image by Oleg Ivanov from Fotolia.com)

    Como costurar um mala de couro

  1. Selecione o tipo e a cor do couro que deseja utilizar e compre-o de uma loja de tecidos ou de loja de presentes.

  2. Use uma navalha para cortar as peças. Você precisará de: uma alça, duas partes da frente e de trás, entretela para o fundo da mala e um cinto. Por segurança, corte o cinto maior do que o comprimento da mala. Sempre pode-se cortar mais curto depois, se for preciso. Use uma régua para cortar linhas retas com a navalha.

  3. Use a fita de costura para aderir uma das pontas da entretela na parte frontal. Use o tamanho certo das peças de couro nas laterais do interior da mala -- o tamanho correto é o que você deseja que fique à mostra no exterior, quando estiver a mala pronta. Use a linha grossa para costurar os dois pedaços. Remova a fita de costura onde for costurando-a.

  4. Repita o passo 3 para a parte traseira da mala.

  5. Use a fita de costura para juntar as extremidades laterais da parte frontal com a parte traseira da mala e costure as pontas laterais usando a linha grossa. Remova a fita por onde costurar.

  6. Vire a mala do avesso, para que o lado certo do couro fique para fora.

  7. Use uma tira da fita de costura para prender a alça da mala na parte traseira superior. Fixe os fechos para o interior da alça.

  8. Dobre no meio a peça de couro que você fez para o cinto e reforce com a fita de costura, com os lados do avesso voltados um para o outro. Costure as metades juntas.

  9. Corte as linhas e excesso de couro se necessário.

  10. Prenda as duas pontas do cinto nos dois lados da mala e costure-as. Corte o excesso de linha.

  11. Costure os bolsos que desejar. Corte a frente e a parte de trás do forro. Prenda os pedaços juntos, com os lados externos virados um para o outro. Costure as laterais e o fundo, deixando a parte superior aberta, de modo que forme um bolso. Costure a bainha. Repita esse processo para quantos bolsos desejar e costure-os ao forro da mala.

  12. Para o forro, repita os passos realizados para o exterior da mala. Junte a parte superior. Corte a linha que sobrar. Use um fecho na parte superior do couro para finalizar a mala.

O que você precisa

  • Peças de couro
  • Agulha para couro
  • Linha grossa
  • Máquina de costura
  • Fita de costura
  • Navalha afiada
  • Fecho de fivela ou de botão de pressão
  • Forro
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article