Como costurar com manta acrílica térmica

Escrito por arin bodden | Traduzido por karina silva
Como costurar com manta acrílica térmica
Faça luvas de forno com mantas acrílicas térmicas (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

As mantas acrílicas térmicas estão presentes em muitos utensílios domésticos usados ​​diariamente como pegadores de panela, luvas de forno e lancheiras. Essa manta é feita de material isolante especial que reflete o calor ou o frio de volta para a superfície que está protegendo. Para alcançar os melhores resultados, na hora de costurar a peça com a manta é necessário costurá-la de um modo específico para garantir que o calor ou frio seja retido corretamente. Com uma preparação cuidadosa, um acessório feito com essa manta especial resistente ao calor durará anos.

Instruções

  1. 1

    Leia todas as instruções inclusas no seu molde e recorte todas as partes dele. Depois as use para cortar as respectivas partes tanto no tecido que ficará na parte externa, na manta acrílica térmica, na manta de algodão e no tecido do forro.

  2. 2

    Selecione uma peça do molde para montar. Cada uma delas precisa ser montada e preparada antes de juntar todas as partes. Alinhe os tecidos na ordem correta. Coloque a parte do forro com o lado direito virado para baixo sobre uma superfície plana. Coloque a manta acrílica térmica em cima do tecido do forro com o lado brilhante para baixo para que ele possa refletir adequadamente o calor ou o frio para o item que está protegendo. Coloque a manta de algodão em cima da térmica. Coloque o tecido exterior sobre a manta de algodão, com o lado direito voltado para cima.

  3. 3

    Prenda com alfinetes toda a borda exterior dos tecidos e mantas, certificando-se que os alfinetes passem por todas as camadas. Use alfinetes para patchwork longos para que seja possível prender as quatro camadas juntas. Coloque a linha na máquina de costura e a regule para fazer ponto reto longo alinhavado. Coloque a agulha tamanho 14 na máquina.

  4. 4

    Costure em torno de toda a borda externa das camadas de tecido e das mantas presas pelos alfinetes com o ponto de alinhavo longo, fazendo uma costura com 5 mm de distância da borda. O ponto alinhavo irá manter todas as camadas juntas e no lugar enquanto você une as outras partes do item.

  5. 5

    Repita esse processo com todas as outras partes do molde, de modo que cada uma tenha camadas de tecido e manta. Depois que todas as partes estiverem preparadas, costure a peça que está sendo feita conforme as instruções do molde. Anexe qualquer fita de viés ou cordão necessário para fazer o acabamento das bordas descosturadas da peça.

O que você precisa?

  • Molde
  • Manta acrílica térmica
  • Manta de algodão
  • Tecido
  • Alfinetes para patchwork
  • Agulha de costura comum tamanho 14
  • Linha

Lista completaMinimizar