Como costurar as partes de um suéter tricotado à mão

Escrito por barbara kellam-scott | Traduzido por carolina pires
Como costurar as partes de um suéter tricotado à mão
Quando terminar de tricotar as partes do suéter, bloqueie-as de acordo com as especificações da receita (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Para finalizar uma peça de tricô feito à mão, é preciso adequar sua técnica de costura ao peso do fio, à receita do ponto e ao estilo do suéter. A costura mais difícil é a parte de cima da manga de um cardigã ou pulôver. Para sua costura ficar com melhor aparência e durar mais, passe o fio através dos pontos de tricô com uma agulha sem ponta, ao invés de fazer novos buracos com uma agulha pontiaguda. Comece trabalhando nos punhos e bainhas expostos e siga até a parte de baixo dos braços, assim você não terá que se preocupar com nós e esconder pontas de fios.

Instruções

  1. 1

    Faça a costura dos ombros. Junte a parte da frente e a de trás, com os lados direitos juntos, e coloque um alfinete para segurá-los, garantindo que não vão escorregar enquanto você trabalha. Pegue a ponta do fio restante de onde você terminou a borda do pescoço e coloque na agulha. Passe a agulha primeiro por apenas uma laçada de fio no canto da outra peça. Para fios mais pesados, faça pontos luva no buraco do braço, inserindo a agulha pela laçada da borda no lado distante de você e no mais próximo e puxando o fio até ficar firme, mas não muito apertado. Pegue todas as bordas. Tire os alfinetes quando acabar e confira novamente. Passe o resto do fio atravessando o último ponto e amarre com firmeza, e então passe o fim de volta apenas pelas bordas.

  2. 2

    Junte o meio de cada manga, com os lados direitos juntos, a uma costura de ombro e coloque alfinetes. Junte os cantos das mangas e dos buracos dos braços, a parte da frente com a de trás, e coloque alfinetes. Coloque o quarto alfinete onde a manga começa a se curvar. Distribua igualmente qualquer enchimento da manga na parte da curva. Encaixe o outro lado das duas mangas em seus respectivos braços. Um ponto corrido pode funcionar melhor nesse caso, passando a agulha para dentro e para fora de ambas as camadas da lateral da manga, dentro da borda. Costure desde a costura do ombro até cada um dos buracos para os braços, começando com as sobras de fio da parte de cima das mangas, ou puxando um novo pedaço de fio do meio da parte de cima e trabalhando até cada canto em voltas. Amarre o fio nos cantos e esconda as pontas.

    Como costurar as partes de um suéter tricotado à mão
    Ombros caídos podem ser mais fáceis de costurar, pois a parte de cima da manga é reta (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. 3

    Junte as pontas das costuras das mangas nas axilas, juntando os lados direitos, e coloque alfinetes. Coloque alfinetes nos punhos, meios e vários lugares em cada costura. Prenda com alfinetes as costuras laterais do corpo do suéter, começando da bainha e então partindo para o meio e preenchendo entre eles. Use as sobras de fios de onde começou cada peça para costurar desde os punhos ou bainhas até os braços. Especialmente nas costuras laterais, tente usar um ponto trançado, passando a agulha reta de trás para frente em cada fim de carreira, ou use um ponto colchão formal, sem alfinetes (veja em Recursos). Apenas preste atenção e mantenha os pontos firmes, para que as bordas fiquem juntas. Dê nós nos fios na axila e passe as sobras pelos pontos costurados.

O que você precisa?

  • Partes completas do suéter, bloqueadas de acordo com a receita
  • Alfinetes de costura
  • O mesmo fio do suéter
  • Agulha de tapeçaria

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível