Mais
×

Como costurar um ponto de luva à mão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O fio inclinado de um ponto de luva conecta dois pedaços de pano com linha, lã ou fio de bordar. As obras de bordado decorativo costumam utilizar esse ponto, também conhecido como ponto nublado, como borda em feltro, lona de plástico e linho. Utilize essa técnica comum para fazer a bainha de uma peça de roupa ou de lençóis e cortinas da casa, ou como um ponto de acabamento para fazer bordas em projetos de enfeites natalinos de lona de plástico e de feltro.

Instruções

Uma borda decorativa é feita com ponto de luva em volta de um enfeite de pelúcia (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Passe um pedaço de 45 a 50 cm de comprimento de linha de costura, lã ou fio de bordar por uma agulha.

  2. Insira a agulha através do lado avesso do pano a cerca de 6 mm de distância da borda. Puxe a linha na sua direção, passando totalmente pelo tecido até sobrar um pedaço de 10 cm do outro lado do material.

  3. Insira a agulha pelo lado avesso novamente, a uma distância de 1 mm a 3 mm da cauda da linha. Passe toda a linha pelo tecido enquanto segura a cauda solta com a sua outra mão, para impedi-la de se mover.

  4. Passe a linha por cima da borda do material e insira a agulha pelo lado avesso, puxando-a mais uma vez. Esse ponto deve ficar a 1 mm de distância do anterior. Os pontos terão um padrão diagonal da esquerda para a direita em cima do tecido. Parecerá que a agulha estará entrando no pano à frente do ponto.

  5. Puxe a cauda de 10 cm de linha extra por cima dos pontos anteriores. Os próximos vários pontos passarão por cima da cauda para escondê-la.

  6. Faça uma fileira de pontos, em uma leve diagonal, com 1 mm de espaçamento, inserindo a agulha pelo avesso do tecido cada vez e puxando-a totalmente do outro lado, apertando a linha ou o fio de forma inclinada contra o material do projeto.

  7. Entrelace o restante da linha na série de pontos anteriores para escondê-la quando a peça estiver concluída.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article