Mais
×

Como costurar retalhos para colcha

Atualizado em 20 julho, 2017

As colchas de retalhos com bordas desfiadas não são montadas da mesma forma que outros tipos de colchas. As camadas são costuradas juntas a cada quadrado, em vez de ser feita uma costura ao final, depois que todos os retalhos são unidos. Os retalhos menores tornam esta colcha mais fácil de manusear. Este é um projeto adequado para crianças e iniciantes, mas também pode ser apreciado por pessoas com habilidade intermediária e veteranos. Esta é uma maneira de reutilizar roupas velhas, retalhos de tecido e sobras de manta acrílica.

Instruções

Colchas de retalho são ótimas para piqueniques, mantas de bebê ou para decorar o quarto (Indian quilt for sale image by Tasha from Fotolia.com)

    Passo a passo

  1. Passe a ferro os quadrados, adequando a temperatura de acordo com o tipo de tecido que você estiver usando. Elimine eventuais amassados, dobras ou rugas.

  2. Corte a manta acrílica em 80 quadrados de 25 x 25 cm. Coloque a manta entre duas camadas de tecido e prenda as três camadas com alfinete. Não é obrigatório utilizar a manta acrílica, especialmente se estiver utilizando sarja como uma das suas camadas.

    Para fazer a colcha, prenda as camadas de tecido com alfinetes (sewing image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  3. Comece a costurar a 2,5 cm a partir do canto do quadrado e pare a 2,5 cm do canto oposto, deixando uma margem de 2,5 cm para poder fazer a costura seguinte. Faça pontos em linha reta de um canto para o oposto, na diagonal do quadrado, deixando uma margem de 2,5 cm. Corte o fio, vire o quadrado e costure uma linha na outra direção formando um X no quadrado. Você pode adicionar outros pontos de sua preferência depois de fazer o X. Costure cada quadrado da maneira que preferir antes de unir todos os pedaços.

  4. Segure dois quadrados com os avessos do tecido juntos. As bordas serão costuradas para fora em vez de viradas do avesso, como normalmente acontece. É como se o lado avesso de uma colcha de patchwork fosse o lado direito de sua colcha de retalhos. Deixe uma margem de costura de 2,5 cm e costure uma linha de pontos retos para juntar dois quadrados ao longo de um lado.

    Faça uma padronagem em sua colcha de retalhos (flower quilt image by robert mobley from Fotolia.com)
  5. Continue adicionando quadrados, com as bordas expostas, até que você tenha oito em uma faixa. Faça 10 tiras de oito quadrados.

  6. Una as tiras, lembrando-se de manter as bordas de cada quadrado para o lado de cima, pois estes irão formar as bordas desfiadas da sua colcha.

  7. Faça pequenos cortes nas bordas de cada quadrado, deixando cerca de 1,5 cm de distância um do outro. Quanto mais próximos os cortes, mais rápido sua colcha vai ficar com a aparência desgastada, como um "trapo".

    Corte as bordas dos quadrados para desgastá-las (scissors image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  8. Lave e seque a colcha para desfiar mais rápido as bordas dos quadrados. Você também pode enrolar as bordas do tecido entre os dedos polegar e indicador para desgastá-las.

O que você precisa

  • Ferro de passar
  • 160 quadrados de tecido, 25 x 25 cm
  • 1 pacote de manta acrílica (podendo usar sobras)
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Linha de costura
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article