Como costurar uma saia jeans para fazer uma bolsa

Escrito por laure justice | Traduzido por eduarda de carli
Como costurar uma saia jeans para fazer uma bolsa
Você pode pegar a saia que está usando e transformá-la em uma bolsa resistente (The girl with phone in a pocket of a jeans skirt. image by Yuri Bizgaimer from Fotolia.com)

As saias jeans são ideias para se fazer bolsas, porque o tecido é durável e seu formato tubular faz com que você não tenha que fazer costuras laterais. Se a saia tem uma fenda atrás ou nas laterais, você vai precisar fechá-la, mas isso não vai ser necessário para os vários estilos básicos. Uma minissaia pode gerar uma bolsa de mão, enquanto uma saia longa pode gerar uma bolsa para roupas sujas.

Instruções

  1. 1

    Se a saia tem uma fenda atrás ou nas laterais, corte um pedaço de viés de acordo com o tamanho dessa abertura. Segure a fenda para que fique fechada e prenda com alfinetes o pedaço de viés no lado avesso do brim. Ajuste a máquina para fazer um ponto zigue-zague maior e curto e costure toda a abertura, de maneira que as extremidades do zigue-zague fiquem em ambos os pedaços de tecido. Remova os alfinetes.

  2. 2

    Vire a saia do avesso, ajuste a máquina de costura para que o ponto seja reto e médio e costure ao longo do inferior da saia, bem na borda dela. Finalize costurando mais uma vez com o mesmo ponto.

  3. 3

    Vire a saia do lado direito e dobre a borda inferior 5 cm para dentro. Prenda com alfinetes a dobra para que fique no lugar nas costuras laterais. Alinhave a dobra no lugar fazendo um zigue-zague vertical de 2,5 cm em cada uma das bordas, duas vezes. Isso vai dar à sua bolsa de saia um fundo levemente quadrado para que ela fique em pé sem cair.

  4. 4

    Posicione o velcro de maneira que ambas as partes fiquem no centro dos passadores de cinto da saia. Costure 3 mm da ponta do velcro, prendendo-o no lugar usando um ponto longo e reto.

  5. 5

    Deite a saia na mesa e, enquanto olha para a frente dela, passe o fio de náilon ou a corrente pelos passadores de cinto, prendendo suas extremidades. Isso será a alça da frente de sua bolsa. Vire a saia de costas e repita esse processo nos passadores de trás.

Dicas & Advertências

  • Costure devagar quando estiver unindo as costuras laterais mais grossas para que você não quebre as agulhas nem sua máquina de costura.
  • A bolsa vai cair um pouco no meio, ficando com uma aparência mais desleixada e parecida com uma bolsa estilo boho.
  • Os passadores de cinto algumas vezes são mais fracos do que o resto da saia, então, se eles aparentam estar frouxos, costure por cima de suas extremidades algumas vezes.

O que você precisa?

  • Fita de viés (opcional)
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
  • Régua
  • 3 pedaços de velcro (2,5 cm x 5 cm)
  • 2 pedaços de fio de náilon colorido ou corrente (90 cm)

Lista completaMinimizar