As mochilas são versáteis e vêm em todas as formas e tamanhos. Para os mochileiros de verdade, o ideal são as mochilas especializadas e com vários acessórios. Mas se você estiver procurando algo simples, barato e prático, a opção com fecho de cordão é a melhor escolha, pois funcionam bem para carregar o básico, como garrafa de água, mapa, chaves, um suéter, uma carteira ou uma revista. A melhor parte é que você pode customizá-la, escolhendo o tamanho, material e quantidade de bolsos.
Instruções
-
Coloque o material sobre uma superfície e decida o tamanho da mochila. Isso pode ser determinado pela quantidade dos itens de que dispõe. Você pode usar praticamente qualquer coisa para fazer a mochila, desde uma blusa social a uma camiseta. Quanto menos elástico for o pano, melhor, dependendo do quão forte você quer que sua mochila fique. Geralmente, as camisetas são muito frágeis para carregar pesos maiores. O vinil (como de um anoraque, um tipo de casaco com capuz e feito de tecido impermeável), geralmente, é o material mais forte.
-
Corte dois quadrados grandes do mesmo tamanho. Você pode escolher a extensão deles, mas em geral é utilizada a dimensão aproximada de 30 cm de largura por 60 cm de comprimento.
-
Vire as peças externas do material, uma de frente para a outra e prenda-as com alfinetes.
-
Coloque linha na máquina de costura e, usando o alinhamento reto padrão, costure os dois lados compridos e o lado curto na base, deixando aproximadamente 2,5 cm de distância da abertura de cima. Corte o excesso de linha.
-
Dobre abas no lado superior aberto de aproximadamente 2,5 cm e prenda-as com alfinete. Essa é a abertura da mochila e é onde você vai inserir o cordão. Costure as abas, certificando-se de manter o invólucro aberto para que o cordão passe por ele.
-
Vire a mochila para o lado certo. Aplaine-a e costure diagonalmente cada canto da base com vários pontos retos. A costura deve ficar a aproximadamente cinco centímetros dos cantos. As abas dessas bordas vão ficar na parte externa da mochila.
-
Faça um furo com a tesoura em cada um dos cantos sem costura. Insira os ilhós nos buracos.
-
Prenda um alfinete de segurança na ponta do cordão e feche-o. Deslize-o por um ilhó e então passe-o pelo invólucro da frente no topo da mochila. Não puxe demais, deixando bastante fio. Essas vão ser as alças ajustáveis da mochila. Depois, passe o cordão pelo outro ilhó e empurre-o pelo invólucro de trás. Então, traga-o para baixo para juntá-lo ao começo da corda, no primeiro furo. Certifique-se de que você tenha espaço suficiente para colocar, confortavelmente, os braços através das alças e, então, corte o cordão e amarre as pontas com um nó forte.