Mais
×

Como costurar um vestido de retalhos manualmente

Retalhos são feitos de muitas peças diferentes de tecido, cortadas em quadrados e costuradas juntas. Fazer um conjunto de retalhos é uma maneira de usar os restos de tecidos de outros projetos ou de juntar vários tecidos que a agradem em um único vestido. Um vestido simples é feito em um fim de semana e, com técnicas básicas de costura, pode ser adaptado para qualquer tamanho. Lave os tecidos, antes de costurar os retalhos, para que eles não encolham depois.

Instruções

Transforme vários restos de tecido em um vestido de retalhos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte os tecidos de algodão em tiras de 5 cm de largura. Corte cada tira em quadrados de 5 cm². Para um vestido para uma garota, use 45 cm de tecido. Para um vestido adulto, tire as medidas do quadril e use uma vez e meia a medida para descobrir a metragem. Por exemplo, se o seu quadril medir 75 cm, a medida do tecido será de 1,15 m. O comprimento do tecido para adultos será o comprimento final.

  2. Coloque dois quadrados, um sobre o outro, com os lados direitos alinhados. Costure acompanhando a borda. Abra os dois quadrados e coloque um terceiro quadrado sobre o segundo, como fez anteriormente, e costure as bordas. Continue esse processo até que tenha uma tira de tecido com a metade do comprimento da metragem desejada, arredondando para os 5 cm mais próximos. Por exemplo, se a medida de uma vez e meia do seu quadril for 1,15 m, faça uma tira de 55 cm. Continue a fazer as tiras, reduzindo um quadrado a cada quatro tiras, até que você tenha usado todos os quadrados.

  3. Divida o seu estoque de tiras pela metade, com duas tiras de cada comprimento em cada pilha. Costure as duas tiras mais longas juntas, na borda mais longa, usando linha e agulha. Continue fazendo uma peça de retalhos que tenha o formato de um "A" e seja tão longa quanto larga. Por exemplo, se usou 1,15 m de tecido com 1,15 m, o conjunto de retalhos terá 1,15 m de comprimento. Repita o processo com a outra pilha de tiras, para que você tenha dois conjuntos de retalho.

  4. Coloque uma das peças na mesa de trabalho, com o lado certo para cima. Coloque a outra peça sobre a primeira, com o lado certo para baixo. Corte uma curva em "J", começando a 7,5 cm de cada lado do topo do vestido e se estendendo para baixo cerca de 15 cm, terminando na lateral do vestido. Esses serão os espaços para os braços. Alfinete as laterais do vestido até a parte inferior do espaço para os braços e costure acompanhando as bordas. Apare o excesso de tecido e pressione a costura aberta para dar o acabamento.

  5. Pressione uma costura de 6 mm em volta de cada espaço, para os braços. Arremate em volta das costuras.

  6. Dobre as bordas superiores do vestido para baixo, cerca de 6 mm, e então 2,5 cm. Arremate essas costuras, fazendo uma espécie de túnel. Passe 90 cm de fita de 1/2" por cada um dos túneis. Prenda a borda superior do tecido ao centro da fita.

  7. Faça uma barra de 6 mm, seguida por uma de 2,5 cm, na parte inferior do tecido. Arremate a costura. Desvire o vestido do avesso. Experimente o vestido. Amarre as fitas dos ombros em laços.

O que você precisa

  • Tecidos de algodão para colchas
  • Tesouras
  • Alfinetes
  • Linha e agulha
  • Fita de 1/2"
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article