Mais
×

Como fazer costuras reforçadas em jeans

Atualizado em 17 abril, 2017

As costuras reforçadas em jeans parecem ser mais difíceis de fazer que as laterais por conta do ponto da virilha, onde as costuras centrais de trás e da frente se encontram dentro das costuras da perna. Um reforço com caimento plano ou uma costura fechada em si mesma permite que se corte fora o volume criado no gancho. A agulha da máquina deve atravessar as camadas extras do tecido no bico de gavião sem dobrar ou quebrar. Para fazer costuras de reforço em jeans, use uma agulha com eixo grosso e ponta afiada, que seja feita para tecidos robustos e múltiplas camadas.

Instruções

Costuras de reforço ajudam o jeans a durar mais tempo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Costura simples

  1. Alinhe as costuras internas com o material virado do avesso, e os lados certos virados de frente um para o outro. Prenda no lugar usando alfinetes. Evite que a agulha acerte-os ao colocá-los depois da linha de costura.

  2. Insira a extremidade da bainha da perna do jeans embaixo do pé da máquina. Costure os lados certos juntos, permitindo uma costura de 1,5 cm. Faça uma linha contínua ao trabalhar em volta do comprimento inteiro de ambas as pernas e da virilha.

  3. Costure de 7,5 a 10 cm além do material quando você alcançar o final. Mantenha o fio esticado para evitar que ele volte para a bobina.

  4. Corte a linha e remova o jeans da máquina. Remova os alfinetes e aperte a costura de um lado.

    Costura reforçada fechada em si mesma

  1. Apare a costura inferior a cerca de 0,5 cm ao redor do comprimento de ambas as costuras internas, incluindo a virilha. Isso ajuda a reduzir a espessura criada a partir de tecidos pesados e com camadas.

  2. Dobre embaixo da extremidade superior para encontrar a linha do ponto simples, cobrindo a costura aparada. Aperte a dobradura no lugar com o ferro e prenda com o alfinete. Costure ao longo do comprimento da primeira linha de costura.

  3. Faça um pesponto de 0,3 cm a partir da linha da dobradura, fechando-a. Isso cria três linhas ao longo das costuras internas na parte de dentro do jeans, e duas linhas de pontos decorativos no lado certo do material.

Dicas

  • A costura pode ser mais baixa de um lado do pé da máquina; coloque o calço embaixo desse pé para mantê-lo estável se ele começar a oscilar. Se não tiver um calço, é possível fazer um com pedaços de jeans dobrados, com a mesma espessura do material que está costurando.
  • Com o material de costura para jeans, pode-se usar um martelo para achatar a virilha espessa criada onde as costuras se interseccionaram. Cubra a área com pedaços de tecido, e bata levemente sobre a espessura. Isso ajuda a reduzir a rigidez também.

Aviso

  • Diminua a velocidade da máquina e gire a roda com a mão se necessário ao costurar áreas espessas.

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • Agulha tamanho 16/18
  • Linha para calça jeans
  • Calço
  • Alfinetes
  • Ferro
  • Tesouras
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article