Mais
×

Como fazer coturnos servirem perfeitamente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os coturnos, botas de combate pesadas feitas em couro, são usados principalmente por militares. Esse tipo de bota tem um estilo e uma técnica de produção bem específicos, podendo parecer duro e incômodo para quem está acostumado a usar tênis. Para deixar as botas confortáveis, compre-as do tamanho exato e coloque ou retire as palmilhas que ficam dentro delas.

Instruções

Coturnos são calçados característicos de militares e policiais (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Meça os seus pés para descobrir o seu tamanho exato. Algumas lojas de sapato oferecem essa medição, mas você também pode usar uma fita métrica. Coloque a fita no chão para que ela fique reta. Pise na fita de modo que a parte de trás do calcanhar fique exatamente no zero. Olhe até onde vai o seu dedão e anote a medida. Meça a largura do seu pé no ponto mais largo. Compare as medidas obtidas com uma tabela de numeração.

  2. Compre o coturno do tamanho certo.

  3. Calce meias de espessura média e experimente o calçado. Veja se o coturno está grande.

  4. Se estiver grande no tornozelo, basta apertar a amarração dos cadarços. Se estiver justo demais, solte um pouco.

  5. Se estiver muito largo, coloque uma palmilha plana nos coturnos. Deslize a palmilha para dentro do sapato, deixando-a lisa. Outra opção é usar meias mais grossas.

  6. Se alguma área do pé estiver sendo pressionada, pule os furos que ficam sobre essa área na hora de enfiar os cadarços. Normalmente, isso afrouxa o calçado no calcanhar, portanto, não use essa técnica se as botas já estiverem soltas nessa região.

  7. Se os coturnos estiverem muito justos, substitua a palmilha por uma mais fina. Isso pode deixar o caminhar mais desconfortável, pois haverá menos acolchoamento. Outra opção é usar meias mais finas.

Dicas

  • Para obter o tamanho mais preciso, meça os seus pés à noite.

O que você precisa

  • Meias
  • Palmilhas de sapato
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article