Couro de búfalo ou couro de bovinos

Escrito por katep | Traduzido por v pole
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Couro de búfalo ou couro de bovinos
Comparação entre couro de búfalo e de gado doméstico (bison image by Melissa Schalke from Fotolia.com)

O búfalo americano ou bisão, é um dos animais nativos mais fortes do continente, mas como o couro de sua pele compara-se com ao do gado doméstico? Vamos comparar as diferenças entre os couros de búfalo e de gado de acordo com sua aparência, tamanho, classificação e práticas de curtir o couro.

Outras pessoas estão lendo

Práticas para curtir o couro e saúde do planeta

O couro do búfalo é geralmente curtido por métodos tradicionais, chamados "curtição de cérebro", que é uma prática antiga usada por nativos americanos e por diversas tribos ao redor do planeta. Hoje, seria considerada uma prática "verde", já que não usa produtos altamente tóxicos como nas práticas modernas. O método usa materiais orgânicos: cérebros, fígado, medula óssea e outros óleos naturais combinados com fumaça da madeira. Outras práticas nativas usam cascas de árvores como o orvalho. A fumaça sobre o couro torna-o resistente a traças, preserva as fibras e permite que o couro permaneça macio e flexível, mesmo quando molhado. O resultado é um couro resistente, macio e que cheira bem.

O couro de gado geralmente é curtido por métodos modernos, que usam produtos altamente tóxicos, como o crômio, e possuem como subproduto vapores tóxicos vindos da grande quantidade de químicos, como a amônia. Junte práticas de curtição do couro com práticas agrícolas e o couro do búfalo ganha para a melhor saúde do planeta.

Tamanho e textura do couro

Embora búfalos sejam maiores que os bois por cerca de meia tonelada, seu couro é menor, medindo cerca de 2,8 metros quadrados, enquanto o de bois, cerca de 4,7. A razão? O couro de búfalo não é esticado afim de preservar sua beleza e padrão de textura desejáveis. A textura do couro de búfalo é mais nítida que as de gado e dá uma aparência mais rústica ao modelo.

Força

O couro de búfalo é mais forte que o de gado? Na verdade, não. Os couros dos dois animais são parecidos quanto à força e elasticidade; ambos são os couros mais fortes de animais, obtidos facilmente, e não esticam com facilidade, o que os tornam boa escolha para estofados, sapatos ou bolsas. Nestes couros, a força é ditada pela espessura e classificação do couro.

Classificação

Classificar o couro mostra o que esperar da aparência e peso de um modelo. Nisso, couros de búfalo e gado podem ser iguais. Couro de fibras completas é o couro retirado de cima do animal; não é lixado ou polido para retirar as imperfeições e é o tipo mais forte de couro. O top-fibra é o segundo melhor; é lixado, polido ou trabalhado de outra forma para retirar as imperfeições. Esse couro é comumente encontrado em roupas. Outros tipos de couro incluem os de cintos ou correias, de camurça, nobuck ou napa; alguns destes não são comumente encontrados como couro de búfalo. No entanto, como a carne de búfalo é cada vez mais consumida, os couros estão sendo adquiridos mais facilmente e diferentes aplicações comerciais são criadas.

Cuidados

Couros de búfalo ou de bovinos são idênticos quando são considerados os cuidados que devem ser tomados. Existe uma grande quantidade de informação errada em livros e na internet quando procura-se saber sobre os cuidados com o couro. A melhor maneira de cuidar de couros corretamente é perguntando-se para o fabricante ou distribuidor do couro quais produtos eles recomendam ou instruções para uma peça em particular. Se possível, obtenha por escrito.

Se for um item mais antigo, como um estofado ou roupa, é melhor perguntar para um profissional qualificado em conservação de objetos de couro em sua região.

Búfalo americano ou búfalo d´água?

Finalmente, uma palavra de cuidado. Quando procurar por couros de búfalo americano ou de bisões, tome cuidado com fontes do exterior. Búfalo na Índia ou na China são búfalos d´água, uma raça bem diferente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível