×
Loading ...

Como cozinhar em uma chapa de ferro plana

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A chapa de ferro é uma peça de ferro fundido que é aquecida sobre duas bocas de fogão. O fogo aquece a parte de baixo do utensílio para cozinhar os alimentos no lado superior. Normalmente essas chapas não possuem um lado específico. No entanto, os mais modernos costumam ter uma calha lateral para coletar a gordura e os restos de comida. Além disso, a maioria possui uma parte traseira levantada para barrar os respingos. A superfície de uma chapa de ferro plana proporciona aos cozinheiros uma área ampla para cozinhar os alimentos.

Instruções

Uma chapa de metal proporciona espaço para cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo (cooking gammon image by paul mitchell from Fotolia.com)
  1. Aplique uma camada fina de óleo de cozinha à chapa de ferro para que a comida não grude e não queime.

    Loading...
  2. Coloque a chapa de ferro sobre o fogo, podendo ser na boca de um fogão ou sobre uma fogueira.

  3. Ligue o fogão a fim de preaquecer a chapa até a temperatura desejada para cozinhar. O calor da chapa corresponderá ao calor do fogo. Se o fogo médio for ideal para cozinhar ovos, esquente a chapa nessa configuração.

  4. Coloque algumas gotas de água sobre a chapa de ferro para verificar se ela aqueceu o suficiente. As gotas chiarão e começaram a pular se ela estiver preparada.

  5. Quando chapa estiver aquecida, coloque os alimentos sobre ela para cozinhar. Use uma espátula para virá-los e retirá-los depois que estiverem suficientemente cozidos.

Loading...

Dicas

  • O ideal é proporcionar a quantidade mínima de calor necessário para cozinhar. Após usar a chapa, limpe-a enquanto ainda estiver quente com detergente neutro e água. Após lavá-la, seque-a completamente e aplique uma camada fina de óleo de cozinha.

Aviso

  • Verifique se a chapa está aquecida adequadamente antes de colocar os alimentos para evitar que eles grudem. Além disso, evite virá-los cedo demais, pois isso pode fazer com que grudem também. O excesso de marinada ou óleo pode fazer com que saia fumaça; para evitar esse problema, retire o excesso antes de colocar o alimento na chapa.

O que você precisa

  • Fogão com bocas ou fogueira
  • Óleo de cozinha
  • Espátula
  • Copo de água

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...