Mais
×

Como cozinhar uma chuleta macia

Atualizada February 21, 2017

Um bom bife de chuleta é um investimento para uma refeição. Você espera que ele seja macio e saboroso. Como se pode garantir que os bifes corresponderão às suas expectativas na hora do jantar? Escolha a carne certa, prepare-a corretamente, cozinhe-a rapidamente e você não ficará decepcionado.

Instruções

Cozinhando um bife de chuleta (TheBusyBrain, CC license)
  1. Escolha o bife de chuleta certo. Procure pelas carnes classificadas como prime ou chioce. A maioria das carnes prime é vendida em restaurantes ou em mercados especializados. Se você der a sorte de encontrá-la, ela será cara, mas sua qualidade compensa o valor alto. As chuletas choice são uma boa alternativa; apesar de terem um pouco menos de qualidade, ainda assim são carnes suculentas e macias quando preparadas corretamente.

  2. Procure por um bife bastante marmorizado com gordura por toda sua extensão. Também deve haver uma fina camada de gordura em volta dele. Esse não é o melhor momento para se preocupar com calorias, pois um bife magro é seco e um pouco duro.

  3. Escolha um bife maturado a seco. As carnes maturadas a seco são mais macias e saborosas. A maturação é o processo de pendurar um lado da carne em um ambiente seco e frio por seis ou mais meses. Isso permite que os tendões se quebrem e amacia o bife. A maturação também escurece sua cor e intensifica seu sabor.

  4. Deixe seu bife marinar de uma a vinte e quatro horas na geladeira. Se você escolheu uma carne de boa qualidade, bem marmorizada, então a marinada não é necessária. Se você não tem certeza da maciez de sua carne, então esse processo irá amaciá-la e adicionará umidade e sabor.

  5. Deixe a carne ficar em temperatura ambiente; trinta minutos no balcão da cozinha são suficientes para tanto. Se você marinou o bife, retire-o da marinada e seque-o.

  6. Preaqueça a chapa, churrasqueira ou frigideira e coloque um pouco de óleo para evitar que grude. Uma churrasqueira ou panela quente rapidamente sela a carne e mantém os sucos dentro dela.

  7. Corte através da camada externa de gordura, quando ela começar a se contrair, para manter o bife reto.

  8. Grelhe ou frite o bife usando fogo alto. Rapidamente sele o primeiro lado, e, então, vire-o para selar o outro. Seu objetivo é virá-lo apenas uma vez e preaquecer a panela ou a grelha para que a carne sele imediatamente, para não perder seus sucos.

  9. Verifique se o bife está do jeito que deseja tocando-o ou usando um termômetro de carne. A temperatura interna para um bife muito mal passado é de 49°C, para mal passado é de 53 °C, para ao ponto é de 57 °C, para bem passado é de 63 °C, e para muito bem passado é de 71 °C.

  10. Retire o bife da frigideira ou da grelha quando estiver pronto, cubra com papel laminado ou com uma tampa abobadada e deixe-o descansar por alguns minutos antes de servir.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article