Mais
×

Como cozinhar com conhaque

Atualizado em 22 julho, 2017

O conhaque pode ser utilizado tanto em sobremesas quanto em entradas. Uma deliciosa maneira de cozinhar com conhaque é usando-o como tempero para pratos a base de carne usando uma técnica chamada flambagem, onde o álcool é incendiado durante o processo de cozimento para produzir um sabor único. A melhor maneira de aprender isso é fazendo, então o que virá a seguir é uma rápida e fácil receita de filé com pimenta-do-reino e molho cremoso de conhaque que tem na flambagem um passo-chave para sua preparação.

Instruções

Flambar seus pratos dá a eles um toque especial (Seiya Kawamoto/Photodisc/Getty Images)

    Flambando com conhaque

  1. Uma maneira de cozinhar com conhaque é flambando sua comida com ele. Flambé, que significa "flamejante" em Francês, é uma técnica em que a bebida é adicionada em uma frigideira quente fazendo-a pegar fogo. Chefs tipicamente usam a flambagem quando seu prato está cozido para que os açúcares contidos no álcool não queimem (a chama é causada pelo álcool e dura alguns segundos). Isso é muito usado com carnes vermelhas, porém pode ser bastante útil na preparação de outros pratos. Qualquer prato que seja cozido em alta temperatura em um fogão de chama pode ser flambado, incluindo crepes, mariscos e filés.

  2. Quando estiver flambando com conhaque, verifique se nada inflamável está próximo da frigideira e que o exaustor sobre seu fogão está ligado na intensidade máxima.

  3. Quando seu prato estiver quase pronto e a frigideira estiver quente, adicione uma colher de chá de conhaque e afaste-se. Uma chama irá imediatamente se formar e sua comida será flambada em poucos segundos. Não continue cozinhando em alta temperatura depois da chama se esvair, uma vez que os açúcares contidos no álcool serão caramelizados e então queimarão.

    Molhos e doces

  1. Molhos salgados frequentemente incluem bebidas como conhaque ou aguardente. Estes molhos podem ser feitos com ou sem a técnica de flambagem.

  2. Para criar um molho após flambar o conhaque, apenas adicione outro líquido na frigideira e aqueça-o, mexendo com um batedor. As possibilidades são infinitas, porém tente adicionar 500 ml de creme de leite após flambar a carne - o molho resultante será rico, doce e saboroso.

  3. Algumas receitas utilizam o conhaque sem flambá-lo. Esse tipo de molho sempre será cozido em temperatura baixa ou média, pois altas temperaturas colocarão o álcool do conhaque em chamas. Por exemplo, tente saltear chalotas e bacon na manteiga, adicionando salsa e finalizando com um pouco de conhaque. O resultado é um delicioso molho para frutos do mar.

  4. Por último, o conhaque pode ser usado em sobremesas. Novamente, conhaque e creme são uma combinação perfeita. Tente adicioná-lo em um mousse de chocolate ou chantili para um prato ainda melhor.

Dicas

  • A técnica de flambagem pode ser usada com carne bovina, suína ou em qualquer carne vermelha que você queira adicionar um sabor único durante o processo de cozimento. Conhaque ou aguardente tendem a conferir mais sabor.
  • Bebidas são um sabor forte. Você não quer sobrepor os outros ingredientes de um prato, portanto lembre-se que menos é mais.

Aviso

  • A flambagem é uma técnica que põe fogo no álcool intencionalmente. Verifique se você ou qualquer outro objeto inflamável está a uma distância segura do fogo. O álcool queima rápido, portanto o processo dura apenas alguns segundos. Nunca use nada com um teor alcoólico maior que 40%.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article