×
Loading ...

Como cozinhar espigas de milho no vapor

O milho fresco direto da fazenda é inesquecível. Desde o aroma no campo até as espigas cozidas esperando pela manteiga e pelo sal, o milho é a estrela de uma refeição de verão no interior. Encontre boas espigas em uma feira, uma barraquinha no interior, consiga com seus amigos ou parentes. Faça disso uma atividade familiar, com as crianças descascando as espigas enquanto os adultos cozinham. Com espigas fresca a sua refeição será inesquecível.

Instruções

Milho fresco é difícil de ser colhido (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Compre espigas na feira ou em barraquinhas no fim do verão. Palhas murchas podem esconder grãos podres ou estragados. Planeje cerca de uma espiga por porção.

    Loading...
  2. Limpe a espiga retirando a palha e os fios, limpe completamente as espigas. Lave-as bem.

  3. Antes de cozinhar as espigas no vapor, deixe-as de molho por pelo menos uma hora em uma panela com água limpa, não deixe-as de molho por mais de quatro horas. Observe a quantidade de água que as espigas absorvem. Retire a água da panela, deixando apenas cerca de 2,5 cm de água. Coloque as espigas no suporte para cozimento a vapor e coloque o suporte dentro da panela. Tampe a panela.

  4. Coloque a panela no fogão em fogo alto. Cozinhe as espigas por cerca de 15 minutos em fervura. Retire as espigas individualmente, usando uma pinça. Apague o fogo depois de retirar todas as espigas. Deixe-as esfriar por cerca de 5 minutos antes de servir.

Loading...

Dicas

  • Guarde o sabugo e as palhas do milho para compostagem. Tempere o milho a gosto com manteiga, pimenta, sal e páprica.

Aviso

  • Tenha cuidado com crianças na cozinha. Água fervente pode queimá-las.

O que você precisa

  • Espigas de milho frescas e com palha
  • Panela de 5 litros com tampa e suporte para cozimento a vapor

Referências

Loading ...
Loading ...