Mais
×

Como cozinhar flocos de quinoa para o café da manhã

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os flocos de quinoa, feitos através de enrolamento no vapor, cozinham mais rapidamente mas retêm todas as vitaminas e os minerais encontrados nos grãos inteiros. De acordo com a "Purcell Mountain Farms", uma porção de meia xícara de flocos de quinoa contém aproximadamente 21% do valor diário recomendado de ferro e 22% do valor diário recomendado de magnésio. Eles também contêm grande quantidade de fibra dietética, proteína e fósforo. Comece seu dia com uma porção nutritiva de grãos inteiros comendo flocos de quinoa cozidos no café da manhã.

Instruções

Os flocos de quinoa são feitos de grãos inteiros enrolados no vapor (Angela Wenum/Demand Media)
  1. Ferva uma xícara de água ou leite para cada porção de flocos de quinoa que precisar. Derrame o líquido em uma panela em fogo médio e cozinhe por aproximadamente cinco minutos ou até ferver suavemente.

    Você pode usar leite para cozinhar os flocos de quinoa (Angela Wenum/Demand Media)
  2. Misture 1/3 de xícara de flocos de quinoa na água ou leite fervente para cada porção. Se estiver fazendo duas, por exemplo, use 2/3 de xícara de flocos. Misture delicadamente por 30 segundos até que os flocos e o líquido fiquem bem combinados.

    Coloque 1/3 de xícara de flocos de quinoa para cada porção (Angela Wenum/Demand Media)
  3. Retire a panela do fogo e tampe. Deixe a mistura descansar por três ou quatro minutos, ou até que os flocos de quinoa tenham engrossado o suficiente. O cereal ficará mais espesso enquanto descansa.

    Tampe a panela ao retirar do fogo (Angela Wenum/Demand Media)
  4. Adoce seu cereal com açúcar granulado, açúcar mascavo ou mel, se desejar. Adicione uma a duas colheres de sopa de adoçante para cada porção de flocos de quinoa, dependendo do gosto pessoal. Sirva quente para melhores resultados.

    Engrosse os flocos de quinoa como preferir (Angela Wenum/Demand Media)

Dicas

  • Deixe a panela no fogo por mais dois ou três minutos após misturar os flocos de quinoa caso prefira uma consistência mais grossa de mingau.
  • Use meia porção de leite e meia de água para fazer os flocos de quinoa, se preferir. Essa mistura resulta em uma consistência mais cremosa do que quando os flocos são feitos com água pura e sem muita gordura saturada ou colesterol. Você também pode usar leite desnatado.
  • Acrescente nozes picadas, frutas secas, xarope de bordo, conservas de frutas, canela, noz-moscada ou qualquer outro cereal preferido antes de servir.
  • A quinoa não contem glúten, tornando-a adequada para pessoas alérgicas a esse componente.

O que você precisa

  • Leite (opcional)
  • Panela
  • Flocos de quinoa
  • Açúcar granulado, açúcar mascavo ou mel (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article