on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cozinhar um frango em um espeto giratório na churrasqueira

Atualizado em 17 abril, 2017

Cozinhar um frango em um espeto giratório é uma forma de cozinhar a ave inteira usando sua churrasqueira. Um espeto giratório fica virando a carne para que a ave inteira cozinhe uniformemente e a pele fique recoberta de sucos do frango, para manter a carne suculenta e úmida, e a pele crocante. Não importa se você tem uma churrasqueira elétrica, a gás ou convencional a carvão; é possível usar um kit que transforma sua churrasqueira comum em uma com função giratória. Também pode ser usado um espeto que fica no balcão da sua cozinha, caso você não possua uma churrasqueira.

Instruções

Frango cozido em um espeto giratório (roast chicken image by Vladislav Gajic from Fotolia.com)
  1. Prepare sua churrasqueira. Cada uma é diferente, então monte o espeto giratório de acordo com as instruções do fabricante para sua churrasqueira específica. Antes de ascender, teste o espeto para ter certeza de que ele está girando.

    Loading...
  2. Coloque uma forma embaixo do espeto para coletar quaisquer respingos. Encha a forma com 2,5 cm de água. Isso evitará que subam labaredas na churrasqueira por causa dos respingos de gordura e sucos.

  3. Pré-aqueça a churrasqueira a 162 ºC. Certifique-se de ter gás ou carvão suficiente para manter o fogo aceso por uma ou duas horas, dependendo do tamanho do seu frango. Alguns cozinham em 35 minutos, enquanto outros demoram mais. O tempo de cozimento também depende da temperatura da sua churrasqueira.

  4. Prepare o frango removendo os miúdos. Guarde-os no freezer e use em outra receita. Amarre o frango com barbante de açougueiro, unindo as pernas dele. Isso evita que as asas e pernas batam na churrasqueira e queimem. Dobre as asas de forma que as pontas delas fiquem presas atrás do pescoço do frango. Tempere a ave com as especiarias de sua escolha, como sal e pimenta.

  5. Insira o espeto no frango, começando do pescoço e saindo pelo fundo, de onde você removeu os miúdos. Posicione o frango para que ele fique no meio do espeto.

  6. Instale o espeto no aparato giratório e ligue-o. Se seu frango ficar cambaleando ou o espeto giratório não girar suavemente, remova-o e mova a ave para redistribuir o peso mais uniformemente.

  7. Regue o frango com 1/4 xícara de manteiga misturada com uma quantidade igual de água. Regue após os 10 primeiros minutos e, depois, a cada 15 minutos até que o frango fique pronto.

  8. Desligue o espeto giratório após 35 minutos e teste o frango com um termômetro para carne. Se a temperatura lida for de 73 ºC, a ave está pronta. Se não, ligue de novo o espeto e continue a cozinhar.

  9. Desligue o espeto giratório e coloque luvas térmicas antes de remover o espeto. Coloque seu frango em um prato e puxe o espeto.

Loading...

O que você precisa

  • Frango de 1,3 kg a 2,2 kgs
  • Sal, pimenta e outros temperos de sua preferência
  • Manteiga
  • Água
  • Termômetro para carnes

Referências

Loading ...
Loading ...