Mais
×

Como cozinhar legumes

Ao lado das verduras e das frutas, os legumes apresentam grande quantidade de vitaminas e sais minerais e são alimentos aliados de uma alimentação balanceada, para uma vida saudável. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um ser humano adulto deve ingerir pelo menos quatro porções de legumes e verduras por dia. Uma das formas mais comuns de preparo dos legumes é por cozimento. No entanto, a grande preocupação na hora de cozinhá-los é para evitar que as vitaminas e os nutrientes presentes nesses alimentos não sejam perdidos. Algumas estratégias ajudam a manter os nutrientes mesmo após o cozimento.

Instruções

Conheça as técnicas para que os nutrientes não se percam durante o cozimento dos legumes (OlgaMiltsova/iStock/Getty Images)
  1. O primeiro passo na hora de preparar os legumes começa na escolha e na seleção dos alimentos. Prefira legumes mais frescos e maduros. Tenha especial atenção para marcas, manchas e buracos por onde possam ter entrado vermes. Busque os legumes com casca lisa e brilhante.

  2. Depois, higienize muito bem todos os alimentos. Lave-os em água corrente fria e armazene-os na geladeira, para manter o frescor.

  3. Antes de mais nada, é preciso cortá-los em pedaços médios e grandes. Isso diminui a área de contato na hora do cozimento e preserva as características naturais dos legumes. Se preferir, cozinhe-os com a casca. Ela serve como proteção natural para manter os nutrientes no alimento durante o cozimento.

  4. Separe uma panela que não tenha furos na tampa, já que esses modelos expulsam o vapor necessário para o cozimento. Ferva a água na panela. Em seguida, insira os alimentos que serão cozidos.

  5. Tampe a panela e deixe cozinhando por aproximadamente dez minutos. O tempo de cozimento varia de acordo com o tipo de legume utilizado. Evite colocar uma grande quantidade, pois é preciso que haja espaço para que a água circule entre eles. Também procure colocar legumes com textura semelhante. Agrupe a couve com o espinafre ou a batata com a mandioca (também chamada de aipim ou macaxeira), por exemplo. Isso faz com que o tempo de cozimento seja o mesmo.

Dicas

  • Alguns legumes funcionam melhor refogados, em vez de cozidos. É o caso, por exemplo, do pimentão. Para prepará-los, aqueça uma colher (de sopa) de azeite de oliva em uma frigideira e insira os pimentões. Retire do fogo quando ficarem bem dourados.
  • A batata é um legume que demora mais tempo para cozinhar em água (aproximadamente 30 minutos depois que a água estiver fervendo). Para agilizar o processo, cozinhe-a em uma panela de pressão. Ela ficará pronta em aproximadamente dez minutos.

Aviso

  • Com o auxílio de um garfo, teste a consistência dos legumes durante o cozimento. O ideal é que eles fiquem al dente, ou seja, nem moles demais e nem muito duros.

O que você precisa

  • Legumes da sua preferência, cortados em pedaços médios
  • Água
  • Panela
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article