Mais
×

Cozinhar para muita gente gastando pouco

Atualizado em 20 julho, 2017

Se você estiver organizando uma reunião de família ou feriado com um orçamento apertado, há muitas opções acessíveis que podem alimentar um grande número de pessoas. A chave para cozinhar sem gastar muito é a carne ou fonte de proteína que será usada, pois este é o elemento mais caro da refeição. Você vai precisar usar uma grande quantidade do corte mais barato de carne ou pequenas porções de um corte mais caro para alimentar as massas de forma eficaz com pouco dinheiro.

Receber muitas pessoas pode ser barato com o planejamento correto (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Carne em pedaços grandes

Assados e carnes em pedaços grandes podem fazer parte de uma refeição fácil e barata, não só porque o assado custar menos do que várias porções pequenas de carne, mas também porque é simples de preparar. Algumas ideias práticas são lombo de porco temperado com alho, sal e pimenta, e cozido numa mistura de suco de laranja e caldo de galinha; ou uma peça de fraldinha coberta com molho Worcestershire e manteiga de alho, grelhada em fogo alto por cerca de 15 minutos para gratinar a parte de fora, deixando o miolo úmido e mal passado. Presunto ou carne assada com legumes são outros pratos que podem facilmente alimentar um grande grupo de forma barata.

Pratos com frango

O frango é muito mais acessível do que a carne de vaca, mas você pode torná-lo ainda mais barato servindo-o picado em vez de dar a cada pessoa um peito de frango completo. Uma boa ideia é escalope de frango servido sobre espaguete cabelo de anjo com molho marinara ou molho branco. Corte cada peito de frango em cinco ou seis fatias pequenas, passe na farinha de rosca e sele na frigideira. Você também pode fazer pratos como frango ao molho marsala ou bourbon ficarem mais acessíveis cortando peitos de frango ou coxas desossadas em cinco ou seis pedaços grandes. Cada pessoa pode comer dois ou três pedaços de frango desta forma e se sentir satisfeito, e isso é apenas a metade de um peito ou menos. Para ser ainda mais econômico, certifique-se de servir o frango com macarrão, arroz ou purê de batatas.

Carne moída

Carne moída também é uma opção muito acessível, uma fonte de proteína que pode ser usada de muitas maneiras diferentes, como em lasanhas, macarrão, torta ou bolo de carne. Adicione toques especiais ao bolo de carne como pedaços de bacon ou molho de ketchup sabor de pimenta chipotle. Use lombo ou carne picada para fazer um estrogonofe, carne ao molho de vinho ou fajitas, com tiras bem finas. Pegue algumas verduras, coloque tiras de carne, cenoura, macarrão oriental e molho de soja e gergelim para fazer uma salada asiática. As possibilidades são infinitas.

Apresentação

Às vezes, você pode transformar uma refeição barata em uma refeição elegante, apenas alterando a apresentação. Um exemplo disso é servir tacos ou burritos no estilo buffet, de forma que cada pessoa faça seu próprio prato com seus ingredientes favoritos. Isso funciona bem com hambúrgueres também, se você disponibilizar vários queijos e coberturas. Também pode ser feito com espetinhos, servindo pequenos pedaços de diferentes carnes e legumes e deixar que cada pessoa faça seu próprio prato. Molhos e condimentos são importantes para que a apresentação funcione bem.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article