×
Loading ...

Como cozinhar com uma panela de barro

Atualizado em 21 março, 2017

Os cozinheiros gostam de usar panelas de barro para fazerem uma variedade de pratos, que vão desde sopas a carnes assadas. Por serem porosas quando embebidas em água e aquecidas, elas deixam os alimentos mais tenros e saborosos. As panelas de barro também aumentam o valor nutricional dos alimentos, pois a comida preparada nelas precisa de menos líquido para que cozinhe completamente, deixando as vitaminas e minerais no alimento enquanto estão sendo preparados. Este tipo de panela também doura a carne muito mais rapidamente do que as comuns.

Instruções

Sempre lave as panelas de barro a mão depois do uso (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Mergulhe a panela de barro em água limpa por 15 minutos e coloque o alimento enquanto ela ainda estiver molhada.

    Loading...
  2. Coloque-a no forno, mas não o acenda antes de colocar o recipiente lá dentro. Regule a temperatura do forno 10 graus a mais do que você faria para uma receita preparada em uma panela convencional. Se suas receitas exigem o forno a 176 graus Celsius, coloque o forno a 205 graus se for cozinhar com panela de barro. Se for preciso muita água, deixe a panela com a água e com o alimento aquecendo por alguns minutos antes de começar a cozinhar de fato. Aumente o tempo de cozimento padrão em 15 ou 20 minutos.

  3. Retire a tampa da panela de barro caso precise dourar o alimento um pouco mais. Deixe sem tampa por 15 minutos ou até ficar com a cor desejada. Se estiver preparando legumes, não há necessidade de retirar a tampa. Não deixe que a panela encoste nos lados do forno enquanto estiver cozinhando.

  4. Retire a panela do forno quando o alimento tiver terminado de cozinhar. Carnes e aves geralmente estão prontas quando a carne está macia e sem sangue; os legumes estarão prontos quando estiverem macios. Assim que a remover do fogo, coloque-a sobre uma luva térmica; isso evitará que ela crie rachaduras por estar quente em uma superfície fria.

Loading...

Dicas

  • Se desejar, forre a panela com papel manteiga para evitar que o alimento grude durante o processo de cozimento. Ele deve ser ajustado para cobrir o fundo e as laterais do recipiente.

Aviso

  • Não use a panela de barro em uma caldeira.
  • Não use-a na boca do fogão.

O que você precisa

  • Luva térmica
  • Papel manteiga (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...