Mais
×

Como cozinhar polvo

A carne de polvo é uma opção de frutos do mar muito saudável e saborosa. Muita gente acredita que a carne desse marisco é naturalmente dura e sem gosto mas isso não é verdade. Quando preparada da forma adequada, a carne de polvo fica macia e seu gosto é realçado. Todo o segredo está na forma como ela é amaciada. Depois de cozido, o polvo pode servir como acompanhamento para risotos, ingrediente para uma bela salada e até ser servido em forma de um delicioso guisado.

Instruções

O segredo está em amaciar a carne de polvo antes do cozimento (alexsalcedo/iStock/Getty Images)

    Cozimento no forno

  1. O primeiro passo para preparar o polvo é a limpeza da carne. Alguns estabelecimentos oferecem a carne já cortada. Se esse não for o caso, você mesmo deve limpar o molusco. É importante retirar totalmente as vísceras do polvo, os olhos e o bico. Em seguida, coloque o polvo em água corrente e fria. Lave bem. Depois, esfregue camadas de sal grosso e limão em toda a superfície da carne. Isso vai tirar todas as impurezas. Lave novamente para retirar o sal.

  2. Depois de limpo, é preciso amaciar a carne do polvo. Com um martelo de carne, bata na carne para quebrar as fibras. Em seguida, coloque-a no freezer. A temperatura baixa ajuda a quebrar todo o tecido fibroso. Deixe por pelo menos seis horas.

  3. Retire a carne ainda congelada e coloque em uma panela com água fervendo. Deixe em fogo alto por aproximadamente um minuto. É o tempo necessário para não comprometer o sabor da carne e sua maciez.

  4. Então, aqueça o forno a uma temperatura média de 100 ºC. Coloque o polvo na assadeira e a deixe assando por quatro horas. Assim, o polvo começa a ferver e o cozimento lento mantém a maciez da carne.

  5. Retire do fogo. A carne está cozida e pronta para ser preparada da forma como acompanhamento de saladas, em risotos ou em um saboroso guisado.

    Cozimento na panela de pressão

  1. Há outras técnicas de cozimento da carne de polvo. Além do cozimento lento no forno, é possível preparar a carne de polvo na panela de pressão. Para isso, limpe o polvo com água fria, sal grosso e limão.

  2. Em seguida, coloque uma cebola inteira descascada na panela de pressão. O polvo deve ser colocado sobre a cebola. Adicione também duas folhas de louro.

  3. A carne de polvo deve ficar na pressão por cerca de 30 minutos. Trata-se de um cozimento mais rápido do que a versão que vai no forno. É indicado para receitas rápidas.

Aviso

  • Não deixe a carne de polvo mais de 24 horas no freezer. Do contrário, o tecido gelatinoso acaba quebrando e o sabor final ficará comprometido.

O que você precisa

  • Polvo (cerca de 2,5 kg)
  • 1 cebola (média) inteira
  • 2 folhas de louro
  • Água fria
  • Sal grosso a vontade
  • Limão a vontade
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article