Mais
×

Como cozinhar em sacos à vacuo

O termo técnico para cozinhar alimentos em um saco de vácuo é "sous-vide". A ideia de cozinhar em um saco selado a vácuo é de manter a integridade dos ingredientes. Para esse tipo de preparo, você coloca a comida no saco e tira todo o ar de lá, para que fique lacrado. Depois, é preciso cozinhar em banho-maria no fogo baixo durante um período de tempo prolongado.

Instruções

Cozinhe sacos selados à vácuo em banho-maria no fogo baixo (pot image by dinostock from Fotolia.com)

    Preparação

  1. Coloque a carne no saco de vácuo. Você pode cozinhar peixe, frango, entre outras carnes, utilizando o método sous-vide.

  2. Adicione temperos ou marinada a gosto no saco. Ponha-o no congelador e deixe-o lá tempo suficiente para congelar apenas os ingredientes líquidos. Isso garantirá que eles não sejam sugados para fora quando usar o selador à vácuo.

  3. Retire todo o ar do saco com a sua máquina seladora à vácuo.

  4. Congele o saco de vácuo por cerca de 60 minutos. Vire-o depois de 30 minutos para garantir que a comida seja uniformemente coberta pelo tempero ou a marinada.

  5. Encha uma panela com água morna. Use um termômetro de cozinha para verificar a temperatura. Utilize o bico de gás para manter a água entre 50 a 60 º C.

  6. Coloque os sacos de vácuo com a comida na panela. Fique atento na temperatura da água com o termômetro. Mantenha-a entre 50 e 60 º C, aumentando ou diminuindo, conforme necessário. Você também pode adicionar gelo ou água fria, se a temperatura subir.

  7. Deixe que o alimento absorva o molho na água por, pelo menos, 90 minutos. Você pode deixar a comida em banho-maria por até 12 horas contanto que a temperatura seja mantida constante.

Dicas

  • No caso da carne vermelha, retire-a do saco após o cozimento. Cozinhe cada lado da carne em uma frigideira com azeite por dois minutos.

O que você precisa

  • Sacos de vácuo
  • Selador à vácuo
  • Tempero
  • Carne
  • Panela
  • Termômetro de cozinha
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article