Mais
×

Cravos persistentes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um cravo persistente pode ser tão incômodo como um hóspede indesejável​​. Esses pontos pretos sorrateiros se formam quando a oleosidade, as células mortas da pele e as bactérias obstruem os poros, deixando-os abertos e expostos ao ar. Embora cravos sejam geralmente mais fáceis de tratar do que a acne, existem, às vezes, marcas persistentes que conseguem piorar sua aparência. Você pode livrar seu rosto de cravos que vão e voltam usando as ferramentas de extração adequadas e o acompanhamento com produtos e medicamentos de combate à acne.

Nunca use seus dedos para espremer cravos (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

A limpeza correta

Mantenha os cravos longe, seguindo uma rigorosa rotina de limpeza duas vezes por dia. Use um produto de combate à acne com peróxido de benzoíla -- produtos com 2 a 10% estão disponíveis nas prateleiras. O segredo é começar com o menor percentual e observar o quanto sua pele tolera sem ficar vermelha e seca. Limpe seu rosto (ou a área em que os cravos mais aparecem) com movimentos em pequenos círculos ascendentes para massagear o produto na pele. Enxágue com água morna e seque com uma toalha limpa.

Aprimore o resultado com produtos

Use produtos feitos para remover cravos. Produtos suaves com ácido salicílico ajudam a eliminar cravos ao esfoliar células mortas da superfície da pele que normalmente obstruem os poros. Você também pode tentar um pó ou máscara facial para ajudar a controlar a produção de oleosidade e esfoliar gentilmente a pele. Além disso, uma máscara facial de enxofre é eficaz para suprimir as bactérias responsáveis ​​por cravos que continuem surgindo. Também é uma boa ideia usar produtos com retinol, que não só trabalha para ajudar a desobstruir os poros, mas pode clarear a pele e fazer com que ela pareça mais radiante, apesar dos pontos pretos.

Siga procedimentos de extração

Cravos pretos que vão e voltam provavelmente não foram completamente extraídos da primeira vez. Se algum sebo ou bactérias forem deixadas no poro, o indesejável ponto escuro retorna ao local. Devido a isso, é importante que você use um extrator de cravo de aço inoxidável em cada local; certifique-se de desinfectá-lo antes de cada uso. Coloque o extrator sobre o cravo, e depois empurre para baixo com firmeza, mas delicadamente, até que o cravo saia completamente. É fundamental acompanhar a extração com um adstringente com peróxido de benzoíla ou ácido salicílico. Isso mantém a área limpa para que a sujeira, oleosidade e sebo não tenham a oportunidade de se acumular nos poros abertos.

Busque ajuda

Se os pontos pretos estiverem escondidos muito profundamente ou rotineiramente voltarem aos mesmos lugares, visite um dermatologista que possa removê-los usando instrumentos especializados e outras técnicas. De acordo com a dermatologista de Connecticut, Dra. Alicia Zalka, você pode se livrar de cravos realizando uma microdermoabrasão nas áreas infectadas. Esse procedimento feito em consultório agita a camada superior da pele e estimula o crescimento de células novas. Isso não só ajuda a melhorar a textura da sua pele e sua aparência, mas também descarta as células mortas da pele que entopem os poros e criam cravos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article