O que é o creme de sulfadiazina?

Escrito por serena spinello | Traduzido por vinicius marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o creme de sulfadiazina?
A sulfadiazina de prata é um medicamento essencial para o tratamento de queimados (Silvadene Cream (clinicalpharmacology.com))

A sulfadiazina (nome genérico: sulfadiazina de prata) é um antibiótico tópico que pertence ao grupo das sulfonamidas e que é geralmente usado como auxiliar no tratamento de queimaduras de segundo e terceiro graus. As pessoas com ferimentos infectados também podem ser tratadas com esse medicamento para prevenir qualquer tipo de agravamento das infecções da pele causadas por fungos ou bactérias.

Outras pessoas estão lendo

Funções

A sulfadiazina age na parede e na membrana celular, eliminando qualquer bactéria existente e, além disso, ajuda a diminuir a infecção e a disseminação dos fungos e bactérias, evitando que se alastrem para outras áreas da pele ou se infiltrem no sangue. De acordo com a página drugs.com, estudos clínicos e alguns dados mostram a eficácia da sulfadiazina no combate a bactérias que são resistentes ou que não respondem a outros antibióticos.

Características

A sulfadiazina deve ser aplicada diretamente na ferida em uma camada fina de apenas alguns milímetros de espessura. É recomendável que o creme seja espalhado com um abaixador de língua e que a área ferida seja coberta com gaze para protegê-la. Antes de aplicar o medicamento, a pele deve ser cuidadosamente limpa e seca e a aplicação deve ser realizada duas vezes ao dia, regularmente, para maximizar a sua eficiência. Os pacientes devem usar o produto até que a queimadura ou ferida cicatrize completamente ou até que estejam prontos para passar pelos procedimentos de enxerto de pele.

Identificação

Cada grama do creme de sulfadiazina a 1% possui 10 mg de sulfadiazina em forma de pó e o veículo da formulação também contém: vaselina branca, álcool estearílico, miristato de isopropila, monoleato de sorbitano, estearato de polioxila 40, propileno glicol, água e 0,3 % de metilparabeno, usado como conservante. A dosagem indicada para cada indivíduo depende da gravidade do caso e da resposta ao tratamento. O medicamento está disponível em frascos de 50, 400 e 1.000 g, bem como em tubos de 20 e 85 g.

Efeitos colaterais e reações adversas

Apesar de pouco frequentes, alguns efeitos colaterais têm sido atribuídos ao uso de sulfadiazina, como necrose e descoloração da pele, eritema multiforme, sensação de queimação, erupções e nefrite intersticial. O medicamento também pode interagir com outros medicamentos utilizados no tratamento de queimaduras e problemas de pele, por exemplo, medicamentos tópicos que contêm ingredientes como a colagenase, papaína e subtilisina . Pessoas alérgicas à sulfa são aconselhadas a não usar a sulfadiazina de prata.

Precauções

Uma vez que a terapia com sulfonamidas pode aumentar a possibilidade de kernicterus, não é recomendável o uso do produto por mulheres grávidas, bebês prematuros e recém-nascidos. Além disso, as pessoas com doenças preexistentes, incluindo problemas de sangue, deficiência da enzima G6PD, porfiria cutânea e doença renal ou hepática, devem agir com extrema cautela se estiverem usando esse medicamento, já que ele pode agravar esses quadros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível