Cremes caseiros para queimaduras

Escrito por james young | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cremes caseiros para queimaduras
Loções caseiras são suficientes para tratar queimaduras leves (Miansari66/Wikimedia Commons)

Queimaduras leves podem ser tratadas com segurança em casa. Quando elas são pequenas e envolvem apenas algumas bolhas ou apenas vermelhidão na pele, os tratamentos caseiros geralmente são suficientes para a cura. Se a lesão cobrir uma área maior e envolver bolhas ou carbonização, o tratamento médico é essencial. Um dos perigos reais das queimaduras é a infecção, portanto mantenha o ferimento coberto até que ele receba tratamento profissional. Até mesmo uma queimadura solar mais séria precisa de intervenção médica.

Outras pessoas estão lendo

Água gelada

O cuidado imediato pode ser a diferença entre uma queimadura leve e uma séria. Queimaduras recentes devem ser lavadas com água gelada, ao contrário, o calor ainda pode continuar danificando a pele. A severidade do dano pode ser significantemente reduzida se houver a refrigeração da área queimada. Não use água com gelo, já que frio intenso pode aumentar os danos ao invés de ajudar.

Aloe Vera

As folhas espessas e suculentas dessa planta caseira, nativa do leste e do sul da África, é capaz de promover o tratamento mais fácil para queimaduras. Para uma lesão leve, apenas corte um pedaço da folha e coloque a seiva sobre a queimadura. Reaplique se necessário. A seiva fresca contém um gel que é o ingrediente ativo para esse emplastro. As loções comerciais e emplastros que contêm aloe vera não terão o mesmo efeito curativo, já que o gel terá sido manipulado e alterado. O enlatamento e outros tipos de processamentos também não preservarão o gel.

Cataplasma de leite

A maioria das formulações comerciais vêm na forma de cremes, mas o cataplasma ainda é um dos melhores tratamentos caseiros. Mergulhe um pano limpo e macio, ou um guardanapo de linho, em leite integral gelado e coloque sobre a queimadura. Trate a ferida com o cataplasma de leite por meia hora e, então, toque a área com um pano úmido, limpo e macio. Não esfregue a área lesionada, já que a pele pode se soltar.

Cataplasma de linhaça

Outro tratamento antigo, porém eficaz, é o chá feito com linhaça em água fervente. Coloque três colheres de sopa de linhaça em duas xícaras de água fervente por 15 minutos, a fim de obter um gel grosso quando a solução for resfriada. Quando o chá estiver morno ou mais frio, mergulhe o pano de linho nele e coloque sobre a queimadura. O gel formará um revestimento fino e protetor sobre a área queimada e evitará que ela resseque.

Outros remédios

Muitos outros remédios caseiros existem, incluindo óleo de lavanda, suco de mamão e misturas ferventes de raiz de confrei e de Althaea. Alguns ingredientes são difíceis de encontrar, e não há motivos para procurar itens raros quando os mais comuns serão suficientes para tratar o problema. Evite remédios que envolvam óleos e substâncias gordurosas. Algumas pessoas recomendam a aplicação de vinagre ou bicarbonato de sódio, mas os resultados podem causar ressecamento e corrosões. Remédios baseados em álcool podem ser igualmente danosos e dolorosos. Não faça experimentos em pele lesionada e ferida. Se a queimadura não melhorar ou se os sinais de uma infecção aparecerem, vá ao médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível