Crenças e mitos dos índios Kwakiutl

Escrito por chris burke | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Crenças e mitos dos índios Kwakiutl
Os Kwakiutl usam totens para expressar seus mitos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Os índios Kwakiutl, também conhecidos como Kwakwaka’wakw, são um grupo de diversas tribos que vivem na costa da Colúmbia Britânica. As tribos são agrupadas devido ao uso comum da língua Kwak’wala, embora sejam unidades autônomas. Suas crenças e mitos foram reunidos por Frank Boas, considerado o "pai da antropologia americana". Em 1910, ele publicou "Kwakiutl Tales" (em tradução livre, "Contos de Kwakiutl"), uma coletânea de mitos destas tribos.

Outras pessoas estão lendo

Mitos originais

Como as tribos Kwakiutl são grupos independentes, muitas delas possuem mitos específicos sobre a sua origem. De acordo com Edward Dossetter, que observou um encontro de líderes das tribos em 1881, um dos grupos acreditava que o Sol era o criador de seus ancestrais. Outros descordavam e afirmavam que Tlisalag’lakw, o Marta, havia criado todos os Kwakiutl. Por fim, o líder da reunião afirmou que o Gaivota, deus de sua tribo, criou seu grupo, enquanto os outros foram criados pelo Sol, o Urso Pardo ou Seres do Céu, conforme suas próprias crenças.

Personagens

Muitos deuses e espíritos povoam os mitos Kwakiutl. O Kanekelak transformou as pessoas, animais e plantas em suas formas atuais. Raven é uma figura malandra e benevolente, que causa problemas, mas também ajuda e cuida dos humanos nos mitos das tribos. Neste sentido, ela é similar à figura do Coiote encontrada em muitas outras culturas indígenas ou Anansi, da África Ocidental. Bukwus é um uma criatura similar à lenda do Pé Grande, ambos associados a mortes por afogamento. Todos esses personagens, especialmente Raven, são encontrados em muitos dos mitos reunidos por Frank Boaz, assim como outros pesquisadores.

O mito da inundação

Como muitos povos a noroeste do Pacífico, as tribos Kwakiutl possuem uma lenda sobre uma inundação, na qual um grande dilúvio cobriu quase que o mundo inteiro. Embora grupos diferentes possuam histórias diferentes, a maioria delas giram em torno de uma inundação que cobriu todo o território, a não ser os picos mais altos da região. A tribo Hailtzuk, um dos grupos Kwakiutl, reconta uma versão em que dois homens, uma mulher e um cachorro são os únicos sobreviventes da inundação. Eles flutuaram em troncos e canoas por três montanhas acima da terra. Algumas histórias incluem Raven ou outra figura mitológica salvando um pequeno grupo de pessoas por meios sobrenaturais, como envolvê-los em uma grande concha.

Postes totem

O povo Kwakiutl, como outros do território a noroeste do Pacífico, constroem postes totens por inúmeras razões. Muitos os constroem para representarem publicamente relações simbólicas entre o povo indígena e suas crenças particulares ou patronos espirituais. Os postes em si não são venerados, mas sevem como um declaração pública da religião da tribo. Eles também podem contar histórias através das imagens entalhadas ou simplesmente enfatizarem uma entidade espiritual específica, como Raven ou outro o espírito criador da tribo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível