Educação e ciência

Crescimento fetal bovino

Escrito por john brennan | Traduzido por juliana s. zoccoli
Crescimento fetal bovino

Um bezerro médio pesa em torno de 35 kg no nascimento

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Vacas, como seres humanos, são mamíferos que dão à luz a filhotes vivos. A duração média da gestação (gravidez) em bovinos é de cerca de 280 dias, mais ou menos semelhante ao período médio de gravidez em seres humanos. A produção de carne e leite é uma grande indústria nos Estados Unidos, de modo que a embriologia bovina e o crescimento fetal têm sido extensivamente estudados. Alguns cientistas estão atualmente explorando a genética e outros fatores que podem influenciar no crescimento e desenvolvimento fetal bovino.

Outras pessoas estão lendo

Características - Fase embrionária

Depois que o ovo foi fertilizado por um espermatozoide e começa a dividir-se, ele cresce para formar oito células durante os três primeiros dias de desenvolvimento. O embrião se implanta no útero aproximadamente no quarto dia. Após a implantação começa um processo chamado gastrulação, durante o qual as células são reorganizadas em três tipos de tecidos distintos, conforme o embrião continua a crescer. Esses estágios são semelhantes ao processo em outros mamíferos, incluindo os seres humanos.

Características - Crescimento fetal

Os órgãos principais se formam no decorrer dos primeiros três meses de desenvolvimento. Com cerca de 120 dias, o vitelo terá atingido a metade do seu comprimento final. O desenvolvimento dos membros começa já no 25º dia de gestação e o batimento cardíaco pode ser audível ainda mais cedo. A maior parte do crescimento em tamanho ocorre durante os últimos três ou quatro meses de gestação. Embora o feto pese em média 7 kg com aproximadamente cinco meses de gestação, o bezerro médio pesa 35 kg no nascimento. De acordo com a University of Nebraska-Lincoln (UNL), 75 por cento do crescimento fetal ocorre durante os últimos dois meses.

Considerações

Assim como nos seres humanos, é importante que as vacas grávidas recebam alimentação adequada, a fim de garantir máximo crescimento fetal. Vários estudos citados pela UNL descobriram que a restrição de nutrientes durante a gravidez foi associada a um aumento na mortalidade de bezerros e susceptibilidade à doenças. Isto é ainda mais importante durante a segunda metade da gestação, quando a maioria do crescimento fetal ocorre.

Tamanho

Apesar de 35 kg ser o peso médio, isso pode variar substancialmente, dependendo da raça e outros fatores. O fracasso da gravidez ou o desenvolvimento anormal é mais comum em bovinos clonados. Os pesquisadores ainda estão trabalhando para compreender as razões pelas quais bezerros clonados têm uma maior taxa de mortalidade.

Teorias/Especulação - Genética

Agora que o genoma da vaca foi sequenciado, alguns pesquisadores estão trabalhando para identificar fatores genéticos que possam explicar essas diferenças. Um estudo com 733 vacas, publicado no jornal "Genetics", em 2009, por exemplo, identificou um trecho de DNA no cromossomo 6 em uma população de vacas que foi estatisticamente associado a variações no crescimento fetal. Como as ferramentas disponíveis para os geneticistas continuam a melhorar, mais pesquisas poderão identificar outros fatores genéticos importantes.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media