Mais
×

Como fazer uma criança abaixo do peso engordar

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma das alegrias da paternidade é ver seu filho crescer e se desenvolver. Os pais podem experimentar preocupação e interesse quando a criança estiver abaixo do peso ou não parecer estar crescendo da forma adequada. Embora a maioria dessas crianças seja perfeitamente normal e saudável, algumas devem ganhar peso para uma melhor saúde. Se o seu filho precisa engordar, crie um plano de refeição saudável que inclua alimentos ricos em nutrientes e calorias que a criança adorará.

Instruções

Faça dos horários das refeições um evento feliz para encorajar as crianças a comerem (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Contate o pediatra do seu filho para determinar por que ele está abaixo do peso. O médico pode descartar quaisquer problemas médicos subjacentes que podem causar a falta de ganho de peso ou emagrecimento. Pergunte ao seu pediatra em qual faixa de peso o seu filho deveria estar.

  2. Ofereça alimentos saudáveis e ricos em nutrientes para seus filhos. Adicione leite integral, queijo, manteiga e azeite à dieta deles. Aumente os itens com muitas proteínas, como manteiga de amendoim, nozes, ovos e feijão. Sirva carboidratos, incluindo massas, torradas, batatas e cereais. Forneça bebidas de alto teor calórico e nutricionalmente fortificadas no lugar do leite nas receitas para adicionar calorias à refeição, afirma a pediatra Jennifer Shu, MD, em entrevista para a CNN Health.

  3. Forneça três refeições e três lanches por dia. Aumente o tamanho das porções que você serve ao seu filho ou ofereça segundas porções para uma criança que se sente intimidada por grandes quantidades de comida no prato.

  4. Faça com que os horários das refeições sejam relaxantes e agradáveis. Reduza distrações nessa hora, como televisão ou brinquedos. Convide seu filho a participar da preparação dos alimentos para que ele se sinta envolvido na comida e coma mais.

Dicas

  • Consulte o seu pediatra para pesagens mensais a fim de monitorar o progresso do seu filho. Não force a criança a comer, mas permita que ela escolha os alimentos que a agradam.

Aviso

  • Consulte o seu pediatra se você sentir que seu filho está propositadamente evitando comer.

O que você precisa

  • Alimentos e bebidas de alto teor calórico
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article